Região

Águas do Centro Litoral tem um bom dia Mundial do Ambiente

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-06-2022

 

PUBLICIDADE

Jogos, campanhas, parcerias e webinar. Mais uma vez, a Águas do Centro  Litoral assinala uma das efemérides mais relevantes do setor com a concretizações de diversas atividades. Dia Mundial do Ambiente celebra-se  no próximo domingo, 5 de junho. 

A Águas do Centro Litoral encontra-se a dinamizar um conjunto de iniciativas para comemorar  o Dia Mundial do Ambiente, assinalado este domingo, 5 de junho. “No Lado Certo da  História” continua a ser o mote das campanhas promovidas pela Empresa que dará  continuidade à sua estratégia de reforço da proximidade com o público servido

PUBLICIDADE

Nesta panóplia de iniciativas destaca-se a entrega de prémios do concurso Aquaquiz e ainda a realização de mais um webinar, desta feita centrado nas temáticas relacionadas com os  recursos hídricos, e o reforço da parceria com a organização ColorAdd, que resultará na  implementação de um sistema de identificação de cores para daltónicos que tornará as  nossas praias em lugares mais acessíveis e inclusivas. 

Celebrado a 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das  Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo,  na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Esta efeméride é assinalada nos quatro  cantos do planeta, motivando inúmeras atividades alusivas a matérias ambientais.

PUBLICIDADE

publicidade

6 de junho, segunda-feira, o encontro será subordinado ao tema  da valorização dos meios hídricos, a realidade e os desafios, com foco na qualidade da água nos  rios e oceanos. Como habitualmente, o webinar será transmitido em direto nas redes sociais  da AdCL, podendo posteriormente ser consultado ou revisto nas contas das plataformas  digitais da Empresa. 

O objetivo desta iniciativa passa por estimular o debate acerca da realidade e desafios  futuros dos meios hídricos, nomeadamente os nossos mares e rios, tão afetados pela  emergência climática e pela poluição resultante da ação humana.  

A Águas do Centro Litoral reforçou a sua ligação com a ColorAdd, ONG cuja missão incide no  apoio e inclusão de pessoas com daltonismo. Esta parceria prevê a implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos em 18 praias costeiras e fluviais da  região já na época balnear que se avizinha. 

Estas praias, que agora se destacarão como espaços mais acessíveis e inclusivos, distribuem-se  pelos concelhos de Arganil, Cantanhede, Góis, Lousã e Marinha Grande. O código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de  partida (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada  uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos  básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.  

Assim, considerando a importância e utilidade deste código, a ação vai traduzir-se na instalação  de autocolantes com os símbolos ColorAdd nos ecopontos espalhados pelas praias  enquadradas no projeto. Os pontos de recolha de lixo contarão, a partir de agora, com o código  de identificação de cores, permitindo que daltónicos consigam realizar a separação de resíduos. 

Os símbolos serão, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as  condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em  cada momento será efetiva junto da população daltónica. 

Com esta parceria, a AdCL contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a  Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo português que se propõe a  que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para  daltónicos. Este ano, o objetivo passa por atingir uma taxa de 52 por cento nesta matéria. 

O daltonismo, recorde-se, afeta cerca de 10% da população masculina mundial, sendo que 1 em  cada 200 mulheres é daltónica. Estima-se a existência de 350 milhões de pessoas que sofrem de  daltonismo em todo o mundo.

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria  (CIMRL) promoveram, durante o mês de maio, um concurso regional da competição Aquaquiz,  ação enquadrada no programa comemorativo do Dia Mundial do Ambiente

Este jogo interativo e pedagógico, realizado com o objetivo apoiar a educação e  sensibilização para o valor da água, decorreu entre os dias 2 e 20 de maio, na região de Leiria para incentivar as escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico da região a testarem os seus  conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida

Os vencedores do concurso regional serão conhecidos por ocasião do Dia Mundial do  Ambiente, em dia e local a confirmar.  

A AdCL encontra-se, ainda, a participar em ações de sensibilização ambiental nos  concelhos de Aveiro e Porto de Mós. Desde segunda-feira, 30 de maio, até ao próximo  domingo, 3 de junho, a equipa de Comunicação e Educação Ambiental da Empresa marcou  presença na Eco Aventura – Ação pelo Ambiente, evento organizado pela Câmara  Municipal de Aveiro, que pretende sensibilizar e promover práticas ambientais sustentáveis. 

Também durante esta semana, foi dinamizado um conjunto de atividades na Semana da  Educação 2022 – “Sentir Serro Ventoso”, em Porto de Mós.  

Arrancou, no passado sábado, 28 de maio, o novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”,  em Portugal, que partiu do porto de Vila Real de Santo António em direção a Santiago  de Compostela, em Espanha.  

Composto por 12 etapas, este itinerário pretende não só recriar, na costa portuguesa, a viagem  da “Barca de Pedra”, como, também, explorar a paisagem costeira, a história e a cultura  local e, ainda, promover o espírito de entreajuda e solidariedade nauta. Sob o mote “Santiago  chama-te. Vai com o Vento”, o cruzeiro inaugural, que conta com o Alto Patrocínio da  Presidência da República, irá percorrer um total de 500 milhas náuticas, ao longo de 17 dias. A 

viagem irá contar, igualmente, com a presença de cerca de duas dezenas embarcações, entre as  quais a Caravela Vera Cruz. 

A “comitiva” será recebida no Porto de Ílhavo/Aveiro no sábado, 4 de junho, seguindo-se um  Dia em Terra em Aveiro no domingo seguinte, numa programação de dois dias que contará com  a participação da Águas do Centro Litoral. A partida da Ria de Aveiro está agendada para  segunda-feira, 6 de junho, às 8h. 

O novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” – que resulta da parceria entre a Upstream  Portugal – Valorização do Território e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar,  através da Rede das Estações Náuticas, e que conta com o apoio da Associação Nacional de  Cruzeiros (ANC) – deverá terminar a 13 de junho no porto de Vila Garcia de Arousa, em  Espanha, sendo o percurso até Santiago de Compostela realizado a pé. Fernando Pimenta,  João Rodrigues, Joana Pratas, Francisco Lufinha, Hugo Rocha e Ângela Fernandes 

são embaixadores do projeto conta com o apoio institucional da Marinha Portuguesa e espera,  para esta primeira viagem, com a participação de cerca de 150 participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE