Coimbra

Águas do Centro Litoral sensibiliza para o valor da água e lança empreitadas de água e saneamento

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-09-2019

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a AdCL vai percorrer os municípios de Ovar, Mealhada, Arganil e Vila Nova de Poiares para celebrar a efeméride junto dos pequenos e graúdos, consciencializando para o valor da água aliado às boas práticas ambientais no seu uso eficiente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

As comemorações iniciaram no domingo, dia 29 de setembro, no Parque do Buçaquinho, em Ovar, com a dinamização de um Peddy-Paper ambiental dedicado a toda a família.

Esta iniciativa, composta por vários espaços dedicados ao valor da água, entre eles, a roda do conhecimento, um puzzle gigante, o reconhecimento da fauna e flora ribeirinha, e um espaço musical “O Cano é que Paga”, permitiu aso participantes realizar uma viagem de conhecimento do Ciclo Urbano da Água, com paragem obrigatória nas boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos.

A viagem prosseguiu no dia 30 de setembro no mercado do municipal de Vila Nova de Poiares e Mealhada, sensibilizando a população para o valor da água através de uma ação degustação de água da torneira, simples ou aromatizada.

O objetivo foi, além de incentivar o consumo de água da torneira, promover a sustentabilidade na utilização do recurso, associado ao seu valor, permitindo ainda desmistificar alguns paradigmas criados pelo consumidor no que respeita à ingestão da água da torneira.

Para o efeito, a AdCL promoveu um Quizz alusivo às boas práticas no seu uso eficiente e uma ação de degustação de água da torneira, simples ou aromatizada.

A iniciativa contou com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, nomeadamente alunos dos cursos de cozinha/ pastelaria e restaurante/ bar, que além de levar a água da torneira para experimentar, confecionaram, ainda, para degustação, um gaspacho alentejano.

Esta ação de degustação realizar-se-á também na feira municipal de Arganil, no dia 03 de outubro, quintafeira. Amanhã, dia 1 de outubro, o município de Arganil irá, ainda, promover nas suas redes sociais a campanha “Água com um O Pingo de Consciência”. Uma campanha, promovida pela Águas do Centro Litoral na Ficabeira, do Grupo AdP – Águas de Portugal que tem como objetivo sensibilizar o consumidor, de uma forma lúdica e interativa, para o uso eficiente da água e, através de pequenos gestos.

Já no município da Mealhada, em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental do município, a AdCL irá promover, amanhã, dia 1 de outubro, no parque da Cidade um peddy-paper de água com um pingo de consciência, com direito, também, a uma degustação de água da torneira
Esta atividade, dirigida aos mais jovens, conta ainda com a participação dos alunos do curso Técnico de Restauração – Restaurante/Bar, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), que para além de participarem nas atividades, vão promover um workshop de água aromatizada e seus benefícios associados.

A opção pela água da torneira assume hoje uma importância estratégica por ser uma escolha que contribui para a minimização dos impactes ambientais, destacando-se, por ser ecológica, económica, segura e de acesso universal.

Acompanhando a forte aposta na Educação Ambiental da empresa na sociedade, a AdCL lançou, estas últimas semanas, diversas empreitadas nos municípios de Arganil, Leiria, Penacova e Vila Nova de Poiares que visam “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” (6.º ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)).

A nível de abastecimento de água, foram assinados dois contratos das empreitadas de reforço de abastecimento de água aos municípios de Penacova e Vila Nova de Poiares. A primeira empreitada consiste na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova). A segunda Empreitada de Execução da Conduta Adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo município de Vila Nova de Poiares, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais.

Esta obra consiste na construção de uma conduta adutora, de cerca de 7 km de extensão, que interligará o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.

Por ocasião do Dia Nacional da Água, amanhã, o Presidente da autarquia, João Miguel Henriques, e a Administração da AdCL, Alexandre de Oliveira Tavares e Filipa Alves, num gesto simbólico, farão o arranque das obras a executar no município.

No período da tarde, a AdCL assina, também, o projeto de execução do abastecimento ao município de Góis através do Sistema da Boavista, mais precisamente a partir do ponto de entrega de Vilarinho, na Lousã, contando com a Presidente da Câmara Municipal de Góis.

Já a nível de tratamento de águas residuais, foram assinados cinco empreitadas que vão garantir o correto tratamento de efluentes, nomeadamente a “Empreitada de execução do novo Ponto de Entrega de Águas Residuais na ETAR de Ribeira de Moinhos, em Vila Nova de Poiares”; a ““Empreitada de reabilitação da remodelação da ETAR de Andorinha” (Coimbra); a “Empreitada de reabilitação da ETAR de São Pedro de Alva” (Penacova), a “Empreitada de construção do Emissário Raposeira/Quinta do Cordeiro” (Leiria), e a “Empreitada de reconfiguração do Tratamento Preliminar da EEAR de Côja” (Arganil).

Um investimento total de perto de 2 milhões de euros que vem reforçar o serviço de qualidade em abastecimento de água e saneamento que a Águas do Centro Litoral presta aos seus acionistas

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE