Coimbra

Águas do Centro Litoral com resultado líquido de 4,6 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 27-03-2024

Realizou-se hoje a Assembleia-Geral da AdCL – Águas  do Centro Litoral “num clima de elevada expetativa na concretização de investimentos e  de melhoria de desempenho, onde os acionistas da empresa aprovaram por unanimidade  as contas relativas ao exercício de 2023”, informou a empresa.

PUBLICIDADE

A AdCL alcançou um resultado líquido  cifrado em cerca de 4,6 milhões de euros, tendo deliberado distribuir  dividendos aos acionistas, na ordem dos 1,5 milhões de euros. 

“Num ano marcado pela instabilidade geopolítica, consequências inflacionárias, e pressão  das condições sociais, tendo o Plano de Atividades e Orçamento sido aprovado em  março de 2024, o Conselho de Administração da AdCL congratula-se pelos cerca de  25 milhões de euros de investimento na construção e requalificação de ativos, um  valor nunca registado ao longo da Concessão. Em destaque estão a construção da ETAR  de Cantanhede/ Cochadas; a reformulação da ETA do Paúl (Leiria); a requalificação da  ETA da Ribeira de Alge (Ansião) e do arejamento da ETAR de Ílhavo, quatro empreitadas  que entrarão em funcionamento neste 1.º semestre de 2024”, frisa a entidade. 

PUBLICIDADE

Segundo a AdCL, relativamente às contas do exercício de 2023, verifica-se que os principais indicadores  financeiros da empresa registaram melhorias, com o volume de negócios a crescer para  54,1 milhões de euros (face aos 52,3 milhões de euros alcançados em 2022), os  resultados operacionais a aumentarem para 10,3 milhões de euros (face a 8,5 M€) e o  controlo do endividamento, com um crescimento residual de 0,47%.

No que respeita à atividade ao longo do ano de 2023, destaca-se o fornecimento de  água de 30,5 milhões de metros cúbicos e o tratamento de 69,71 milhões de metros  cúbicos de águas residuais. Importa, ainda, evidenciar, em saneamento, a redução do  número de instalações em incumprimento ambiental, reafirmando o  posicionamento da Águas do Centro Litoral no Lado certo da História, que  embora, muitas vezes, invisível (aos olhos da população) desempenha um serviço essencial, como defensora do ambiente, da saúde pública e da valorização dos recursos  hídricos, conclui a empresa do universo da Águas de Portugal. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE