Coimbra

Águas do Baixo Mondego e Gândara investe quase um milhão em reservatório em Mira

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-01-2021

A empresa intermunicipal Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG) vai avançar com uma empreitada de 908 mil euros no concelho de Mira, distrito de Coimbra, para a construção de um reservatório, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ABMG detalha que o investimento incide na construção de um reservatório de água, com capacidade para 2.000 metros cúbicos, e a sua interligação em condutas elevatórias adutoras aos reservatórios já existentes em Presa e Mira.

PUBLICIDADE

“Esta nova empreitada vai permitir uma melhoria significativa da qualidade da água no concelho. É público que a questão da coloração da água em Mira é um problema de décadas e, desde que a ABMG se tornou entidade gestora (…), trabalhamos arduamente para resolver esta questão e proporcionar um melhor serviço de abastecimento aos munícipes”, refere o presidente da Câmara e administrador da empresa intermunicipal.

Segundo Raul Almeida, a ABMG já efetuou um furo na Presa, que representou um investimento superior a 55 mil euros e que “teve como objetivo atingir valores dos parâmetros de quantidade da água, de modo a garantir o abastecimento dos cidadãos do município de Mira nos períodos de maior consumo”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Implementou-se também um arejador com lamelas de decantação, no reservatório da Lagoa, com vista a diminuir a quantidade de ferro e manganês próprio da água destas captações”, acrescentou o autarca.

A construção do novo reservatório em Presa, com início previsto para o primeiro semestre de 2021, insere-se numa candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), no âmbito do Ciclo Urbano da Água, sendo comparticipada em 518 mil euros pelo Fundo de Coesão.

A empresa prevê que o aumento da capacidade de produção e transporte do sistema de abastecimento de água atinja 6.596 habitantes, o correspondente a 3.919 alojamentos.

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara é uma empresa intermunicipal criada pelos municípios de Mira, de Montemor-o-Velho e de Soure com o objetivo de assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais para um universo de cerca de 30 mil clientes e 53 mil habitantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE