Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Águas do Baixo Mondego e Gândara inicia empreitada de ampliação e beneficiação da ETAR de Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-07-2021

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E. I. M., S. A., deu início aos trabalhos da empreitada de ampliação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Montemor-o-Velho. A intervenção visa melhorar a qualidade das massas de água, a proteção do ambiente e a edificação de um sistema que responda de forma eficaz aos efluentes a tratar.

PUBLICIDADE

Com um investimento total de 1,4 milhões de euros, a operação vai permitir garantir um tratamento adequado dos efluentes no concelho, através de uma unidade de tratamento de águas residuais de nova geração, particularmente adequada a zonas sensíveis, como também o rigoroso cumprimento das normas ambientais. A população adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em baixa corresponde a 3.471 habitantes equivalentes.

O tipo de tratamento a instalar é inovador, sendo efetuado com recurso a uma tecnologia de membranas que se constituem como barreiras físicas à poluição orgânica. Em resultado é produzida água tratada, com qualidade normalmente superior à qualidade da água existente nos próprios meios recetores, sendo os efeitos ambientais provocados por este tipo de tratamento de águas residuais praticamente insignificantes.

PUBLICIDADE

publicidade

A ampliação e beneficiação da ETAR, com conclusão prevista para setembro de 2022, conta com o apoio de fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.

A ABMG assegura o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais a cerca de 53 mil habitantes nos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com