Coimbra

Águas de Coimbra renova certificação do sistema de gestão

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 20-02-2024

A Empresa Municipal Águas de Coimbra viu renovada a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, pela entidade certificadora SGS, em conformidade com a norma ISO 9001.

PUBLICIDADE

A certificação do sistema de gestão da qualidade continua a ser uma ferramenta de gestão essencial para a valorização dos recursos existentes e a constante melhoria do desempenho global da organização. É, além disso, um indispensável fator de confiança para os clientes que a Águas de Coimbra serve e para as restantes partes interessadas: colaboradores, fornecedores, acionista, empresas e entidades do setor da água e comunidade envolvente.

Ao alinhar os procedimentos da organização com as exigências desta norma, a empresa municipal assume que mantém o foco na gestão eficaz dos processos e que contempla as melhores práticas da gestão da qualidade. A ISO 9001 é fundamental para a introdução de melhorias no desempenho da organização, permitindo identificar eventuais problemas e antecipar as respetivas soluções.

PUBLICIDADE

A equipa que auditou a implementação da ISO 9001 na Águas de Coimbra reconheceu o esforço da empresa em prosseguir um princípio de melhoria contínua dos processos, com foco na satisfação dos clientes. Verificou, ainda, que a conformidade com os princípios da Norma no âmbito da gestão do projeto, da construção e exploração dos sistemas municipais de abastecimento de água e de drenagem das águas residuais, se deve ao envolvimento dos seus colaboradores, à sua competência técnica e à eficácia demonstrada na abordagem de processos.

Nesta auditoria, foi também salientada a evolução do sistema de gestão, nomeadamente pela aquisição de equipamentos de videoscopia para deteção de fugas, expansão do sistema de telemetria (atualmente, em 80 por cento dos clientes) e no sistema informático de apoio à gestão e operação.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE