Empresas

Águas de Coimbra recebe Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 06-10-2023

A Águas de Coimbra foi distinguida com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”. A distinção foi atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que conta com a colaboração de um júri representativo do setor para este efeito.

PUBLICIDADE

A seleção das entidades distinguidas na categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” resulta do trabalho realizado no relatório anual do controlo da qualidade da água, recentemente publicado pela ERSAR. Este relatório sintetiza a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, tendo por base os controlos analíticos realizados. 

Em 2022, a Águas de Coimbra implementou integralmente o plano de controlo de qualidade de água (PCQA), aprovado pela ERSAR, tendo realizado todas as análises planeadas, com um resultado de 100% no indicador de água segura. 

PUBLICIDADE

Para assegurar o controlo permanente da qualidade da água em toda a rede pública de abastecimento, foram efetuadas 9391 análises (físico-químicas, microbiológicas e técnicas) em 1587 pontos de amostragem.

De salientar que os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano demonstram, mais uma vez, que a água da torneira fornecida pelos sistemas de abastecimento público em Portugal continental é segura, com um resultado para o indicador “água segura” de 99%. 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE