Região

Águas de Coimbra quer reduzir para 15% as perdas e fugas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-10-2022

O presidente da Águas de Coimbra(AC), Alfeu Sá Marques, afirmou, este sábado, que quer passar dos 19% de perdas e fugas na rede para 15%, em três anos, referindo que a empresa municipal lançou neste Dia Nacional da Água “uma campanha de sensibilização com o objetivo de apelar à colaboração de todos para que reportem qualquer fuga de água que observem na via pública, contribuindo para que seja rapidamente resolvida”.

PUBLICIDADE

“O combate ao desperdício e a diminuição das perdas de água identificadas no sistema de abastecimento são objetivos prioritários e estratégicos da empresa Águas de Coimbra”, frisou o responsável durante uma sessão de esclarecimento sobre as medidas que estão a ser implementadas neste âmbito.

A empresa quer “gerir eficazmente a rede pública de abastecimento, de forma a facilitar a deteção de fugas e assim combater as perdas e o volume de água não faturada,  e para isso tem vindo a proceder à setorização do sistema”, realçou o responsável, apontando que o ” investimento na qualidade e eficiência dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem, através da renovação de troços de condutas e coletores que registam pior desempenho, é constante”.

PUBLICIDADE

Alfeu Sá Marques notou que “entre 2006 e 2021, foram reabilitados 314 quilómetros de condutas de água e 13.463 ramais de água, representando um investimento global de aproximadamente 20 milhões de euros. No mesmo período, foram reabilitados 67 Km de coletores de águas residuais domésticas e pluviais”.

A empresa municipal “quer alargar a instalação do sistema de leitura à distância a todo o concelho, prevendo-se que, até 2025, o sistema de telemetria alcance todos os clientes da empresa”.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão de esclarecimento sobre as medidas adotadas para diminuir as perdas de água serviu de enquadramento, no Dia Nacional da Água, ao lançamento de uma campanha pública de sensibilização que começa este sábado a ser visível.

Esta ação “pretende consciencializar e, acima de tudo, mobilizar os munícipes para uma causa que é de todos, disse o dirigente , alertando  que “a empresa municipal disponibiliza uma linha de WhatsApp com o contacto 915037799, que funciona exclusivamente para este fim e para a qual será simples e rápido o cidadão enviar foto e localização da rotura que identificou”.

O presidente da instituição realçou que a Águas de Coimbra iniciou contactos com os municípios de Condeixa-a-Nova e Mealhada para estudar a possibilidade de uma empresa intermunicipal.

“Iniciámos contactos com a Câmara de Condeixa-a-Nova e com a Câmara da Mealhada para analisarmos e estudarmos a possibilidade de uma empresa de âmbito mais alargado”, afirmou Alfeu Sá Marques, que falava numa conferência de imprensa, no âmbito do Dia Nacional da Água.

De acordo com o responsável, as primeiras reuniões começaram há cerca de dois meses, salientando que, no atual contexto, as empresas municipais têm dificuldades em concorrer a fundos comunitários com as empresas multimunicipais, que têm vantagem nesse campo.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE