Cidade

Águas de Coimbra quer abrir caminho para ligar a Baixa à Universidade!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 29-04-2014

O presidente da Águas de Coimbra disse hoje que deverá ser feita uma candidatura a fundos estruturais para a ligação pedonal da Baixa da cidade à Universidade e para tal será assinado um protocolo entre três entidades.

PUBLICIDADE

A candidatura será feita “aos fundos estruturais a partir do programa Mais Centro, com o qual já foi articulado o projeto”, informou o presidente do conselho de administração da Águas de Coimbra, Pedro Coimbra, acrescentando que a obra deverá ultrapassar os 300 mil euros, na primeira fase.

Este procedimento será realizado após a assinatura de um protocolo entre a câmara, a Universidade e a empresa municipal Águas de Coimbra, que deve ser concretizada “muito em breve” e a realização de um projeto de execução.

PUBLICIDADE

“Há uma forte expectativa de que o projeto venha a ser aprovado”, avançou recordando que o anteprojeto, que prevê uma ligação pedonal entre a Universidade de Coimbra e a Baixa, já foi “aprovado em sessão de Câmara”.

A segunda fase deste projeto prevê a instalação de um sistema funicular, de elevadores ou de outro meio mecânico de transporte.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta ligação, que seria realizada entre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Parque Manuel Braga, seria “um produto turístico, cultural e de lazer de grande riqueza para a cidade”, referiu.

Pedro Coimbra falava à agência Lusa à margem da inauguração da exposição “Viagem por Terras de Coimbra”, no Museu da Água, da responsabilidade da Associação Camaleão e inserido na 16ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, tinha dito em janeiro que a iniciativa de ligar a Baixa e a Alta de Coimbra se tratava de recuperar um projeto do Programa Polis que “foi abandonado”.

A instalação de um sistema funicular, de elevadores ou outro meio mecânico de transporte de pessoas “está a ser estudada” pela Câmara, em conjunto com o Jardim Botânico e a associação Ruas (entidade criada no âmbito da candidatura e classificação da Universidade de Coimbra Alta e Sofia como Património da Humanidade), disse, na altura, o autarca.

A Câmara de Coimbra “já está em conversações” com a EDP no sentido de libertar uma pequena área de terreno para afetar a este projeto, adiantou Manuel Machado, durante a reunião do executivo municipal.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE