Cidade

Águas de Coimbra investe no saneamento em Lagoas, Tapada, Eira Velha e Boiça

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-05-2017

A Águas de Coimbra vai investir 1.150.000,00€ na instalação de rede de saneamento em Ceira, deixando esta freguesia com uma cobertura quase total do serviço de drenagem de águas residuais.

PUBLICIDADE

Fernando Cardoso - Presidente da Junta d Fregeusia de Ceira, Manuel Machado - Presindete da Câmara e Carvalho Santos - Presidente da AC

Fernando Cardoso – Presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Manuel Machado – Presidente da Câmara de Coimbra e Carvalho Santos – Presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra.

IMG_5204

A consignação da empreitada realizou-se hoje, 2 de maio, no Centro Recreativo e Desportivo das Lagoas, onde, além do presidente da Junta de Freguesia de Ceira, estiveram presentes o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Coimbra, técnicos e administração da empresa municipal Águas de Coimbra e o empreiteiro.

PUBLICIDADE

A obra, designada “Redes de drenagem de águas residuais e remodelação da rede de abastecimento de água nas Lagoas (2.ª Fase), Tapada e Eira Velha” terá a duração de 420 dias (cerca de um ano e dois meses) e irá servir 380 habitantes desta freguesia.

Consignada à empresa Lusosicó – Construções SA, a empreitada irá dotar de infraestruturas de saneamento parte da povoação de Lagoas; as povoações de Tapada e Eira Velha e uma parte da povoação da Boiça (na margem direita do rio Ceira). A rede de saneamento será encaminhada para a ETAR de Ceira e para a ETAR de Cabouco, sendo ambas as estruturas geridas pela empresa Águas do Centro Litoral.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_5207

Concluída esta intervenção, a taxa de cobertura do serviço de drenagem de águas residuais domésticas, em Ceira, passará de 87 para 97%.

IMG_5212

Esta intervenção tem, ainda, o objetivo de remodelar a rede de abastecimento de água, substituindo tubagens antigas por condutas novas. Serão, também, realizadas as alterações necessárias na rede de modo a melhorar a gestão das pressões, ajustando-as aos limites máximos e mínimos regulamentares.

Carvalho Santos pediu paciência aos residentes que no próximo ano e meio vão ter de lidar com o pó, com a lama e com os condicionamento no trânsito. Tenham paciência, sem isto é impossível fazer a obra, salientou o Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Coimbra.

Manuel Machado começou por lembrar “contas de outro rosário”, do tempo em que a zona era servida por estradas de carros de bois e não tinha água ou electricidade. “Não havia nada de nada”, lembra o autarca.

O líder da ANMP e da CMC aproveitou a oportunidade para contestar a forma como o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) está a gerir a distribuição dos fundos europeus.

“O PO SEUR teima em não em não dar acolhimento às propostas, às operações, às iniciativas, aos investimentos que autarquias que têm feito um trabalho notável ao longo do tempo”, lamenta Manuel Machado.

O Presidente da ANMP considera “inaceitável” que “por qualquer ideia errónea que alimenta a unidade de gestão do PO SEUR, esta não esteja a dar acolhimento a projectos locais, nomeadamente na área da água e saneamento.

“Tenho uma enorme dificuldade em compreender algumas complicações tecnocráticas que só vêm muitos milhões”, frisa Manuel Machado, que exige que “estas pequenas obras” sejam financiadas através do PO SEUR.” Os fundos europeus são dinheiro de todos os contribuintes”, recorda.

Manuel Machado aproveitou ainda para criticar a Águas do Centro Litoral por causa do esbulho de bens municipais que terá ocorrido quando esta empresa do universo Águas de Portugal EP incorporou a universalidade da Águas do Mondego.

A obra que irá servir 380 habitantes da Freguesia de Ceira será feita com recursos da empresa municipal Águas de Coimbra, que também vai ser obrigada a  pagar a empreitada de instalação da rede de saneamento em Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha, pois o PO SEUR não aprovou a candidatura no valor e 2.258.900,00€.

A intervenção servirá, também, para modernizar a rede de abastecimento de água, pelo que serão remodelados dois quilómetros de condutas e 42 ramais.

Está prevista a repavimentação de 23 mil metros quadrados de área no final dos trabalhos executados.

águas de coimbra

Levar o saneamento a todas as partes do concelho de Coimbra, executando obras especialmente complexas e dispendiosas, tem sido uma prioridade estratégica do Município de Coimbra, fundamentada na igualdade de acesso a serviços públicos essenciais.

Nos próximos meses, está programado o início da execução de outras obras de saneamento; nomeadamente, na Gândara, em Brasfemes (Lagares, Sinceira e Rua das Hortas) e Santo António dos Olivais (Vale de Linhares e Barroca do Brêjo).

Depois de concluídas estas obras, o concelho de Coimbra alcançará uma taxa de 98,8%, ou seja, praticamente de 99% de cobertura do serviço de saneamento. “É uma meta notável ao nível ambiental, sanitário e de qualidade de vida, quando comparada com os valores de referência nacionais e europeus”, salienta a Águas de Coimbra

IMG_5198

O Presidente da Câmara surpreendeu os presentes, quanto se levantou da mesa de honra para oferecer a bandeira de Coimbra ao Presidente do Centro Recreativo e Desportivo das Lagoas, a quem prometeu o apoio da autarquia para a requalificação das instalações da agremiação.

Notícia em actualização com mais fotografias e vídeo

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE