Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Águas de Coimbra assinou contrato de financiamento para aquisição de viaturas elétricas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-05-2017

 

PUBLICIDADE

A administração da Águas de Coimbra (AC) compareceu, ontem, à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento de aquisição de viaturas elétricas de serviços urbanos ambientais, em Porto de Mós. A empresa municipal foi uma das 117 entidades a obter a aprovação de uma candidatura ao Fundo Ambiental para aquisição de veículos elétricos que se destinem a serviços ambientais.

unnamed (26)

PUBLICIDADE

publicidade

Presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esta sessão pública contou ainda com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Após a assinatura dos contratos com os 117 representantes de autarquias e entidades do poder local, o ministro afirmou que o Governo vai realizar um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros, que provém do Fundo Ambiental, em 360 veículos elétricos.

PUBLICIDADE

“O objetivo, a longo prazo, em Portugal, passa por reduzir em 26% as emissões de carbono até 2030.”, sublinhou, apelando ao empenho das autarquias e organismos locais na estratégia de “descarbonização” e da mobilidade sustentável.

Também o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente falou da necessidade das autarquias e entidades associadas ao poder local “investirem mais na transferência de veículos que utilizam combustíveis fósseis para os que são movidos a energias renováveis”.

Aproveitou, ainda, para deixar a garantia de que, “até ao final de 2017, estarão instalados 1670 pontos de carregamento para viaturas elétricas”. “Esse é um compromisso assumido pelo ministro João Pedro Matos Fernandes, que está a ser concretizado e que deixará todos os municípios portugueses com pontos de carregamento”, reforçou.

Na sequência da aprovação da candidatura ao Fundo Ambiental, a Águas de Coimbra obteve um financiamento de cerca de 25 mil euros e irá abrir concurso público para aquisição de quatro viaturas elétricas.

Um dos objetivos estratégicos da AC é reduzir o impacto ambiental da sua atividade, pelo que irá disponibilizar as quatro viaturas elétricas nos serviços que exigem deslocações mais frequentes, relacionadas com o combate às perdas de água e a resolução de questões de insalubridade.

A médio prazo, a AC poderá vir a incluir mais viaturas elétricas na sua frota automóvel. Para esse efeito, será determinante a avaliação do impacto que a utilização de viaturas elétricas terá na atividade da empresa. Para além de ser importante perceber se esta é uma boa opção em termos de viatura de serviço, a AC terá também em conta o facto de este tipo de motorização baixar consideravelmente os custos de utilização da sua frota automóvel.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com