Primeira Página

Água sobe rápido na Lousã: Proteção Civil alerta para perigo em rios e ribeiras

Notícias de Coimbra com Lusa | 15 minutos atrás em 29-01-2026

Imagem: Dani Correia/ Facebook

 A Câmara Municipal da Lousã alertou hoje para uma subida rápida do volume de água em rios e ribeiras do concelho, devido ao mau tempo, e apelou à adoção de medidas preventivas.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa publicação nas redes sociais, a autarquia avisou que está prevista “uma subida rápida dos caudais dos cursos de água no concelho (nomeadamente rios e ribeiras)”.

Entre as medidas preventivas recomendadas pela Câmara da Lousã, no distrito de Coimbra, e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, está a necessidade de se evitar a permanência ou circulação junto a rios, ribeiras e zonas inundáveis; não atravessar linhas de água, a pé ou de viatura, ou redobrar cuidados em deslocações, sobretudo em vias próximas de cursos de água.

Destaque ainda para a adoção “de medidas preventivas para a proteção de pessoas e bens, assegurando a salvaguarda de viaturas, equipamentos e outros bens em zonas suscetíveis a inundações” e “garantir a desobstrução de sistemas de drenagem junto a habitações”.

A mesma fonte acrescentou que as equipas municipais e os agentes de Proteção Civil mantêm-se em permanente acompanhamento da situação, atuando sempre que necessário.

A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.