Coimbra

Água e transportes aumentam em Coimbra. Oposição vota contra

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 13-11-2023

As propostas de aumento de 6,43% dos bilhetes ocasionais dos SMTUC e de 5,36% do preço da água e do serviço de tratamento de efluentes foram aprovadas esta segunda-feira, 13 de novembro, pela maioria do executivo municipal de Coimbra. Oposição contesta e vota contra as duas propostas.

PUBLICIDADE

Segundo a proposta apresentada pela bancada da maioria, a taxa apresentada no caso dos SMTUC na linha da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) indicada em outubro pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Este aumento não se aplica aos passes mensais, aos títulos sociais da 3ª Idade (Reformado, Pensionista por Incapacidade), Sénior + (Reformado, Pensionista por Incapacidade), Apoio Social +, Consigo +, que manterão o valor atualmente em vigor.

No caso dos bilhetes ocasionais (pré-comprados), como explicou a vereadora Ana Bastos, trata-se de um aumento que permitirá à empresa municipal um aumento de receitas da ordem dos 150 mil euros no final do ano. “Continua a ser muito baixo comparativamente ao custo do passe e aos preços praticados noutros centros urbanos”, disse a autarca.

PUBLICIDADE

Relativamente à água, a proposta resulta da indicação feita pela empresa estatal Águas do Centro Litoral, empresa fornecedora da Águas de Coimbra. Na prática, e para um consumo mensal de referência de 10 m3, trata-se de um acréscimo de 1,64€ no valor final da fatura. A tarifa social não irá sofrer qualquer alteração.

O acréscimo significativo dos encargos com pessoal, o aumento previsional do salário mínimo nacional e do subsídio de refeição, assim como o aumento generalizado dos preços dos bens e serviços que a empresa municipal tem de adquirir será assumido pela Águas de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco Queirós, vereador da CDU, disse que quer no caso da água quer na dos transportes públicos esta proposta se traduz “num agravamento ainda mais acentuado das dificuldades na sobrevivência diária” dos conimbricenses.

Já Hernâni Caniço, do Partido Socialista, referiu que o voto contra se deveu ao facto do executivo ter optado pelo valor máximo ao invés “dos valores variáveis. O autarca da oposição disse que, no caso da água, os organismo oficiais na dependência do Governo “propuseram taxas de aumento muito inferiores às que foram aqui aprovadas”. 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Hernâni Caniço

Veja o Direto Notícias de Coimbra com José Manuel Silva

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE