Cidade

Água de Coimbra com selo de qualidade

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 01-10-2013

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) anunciou hoje que atribuiu selos de Qualidade exemplar da água para consumo humano a 61 entidades de todo o país responsáveis pelo abastecimento.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa, lançada pela primeira vez e abrangendo o total de 403 entidades, pretende distinguir aquelas que, “no universo com 98% de água segura, se distinguem pela excelência”, refere uma informação da ERSAR.

“O panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança”, salienta a entidade reguladora.

PUBLICIDADE

O relatório anual da ERSAR, divulgado no Dia Nacional da Água, que hoje se assinala, conclui que 98,2% da água é segura, o que o presidente da entidade considerou, em declarações à agência Lusa, um “número execelente, ao nível dos melhores países da Europa, ninguém tem 100%”.

Entre as entidades que passam a ter selo de Qualidade da água estão abastecedores em regiões como Alenquer, Aveiro, Barcelos, Coimbra, Mafra, Trás-os-Montes e Alto Douro, Valongo, Algarve, Centro Alentejo, Oeste, Sado, São Brás de Alportel, Matosinhos, Castelo Branco, Sintra, Tomar, Lisboa (EPAL) ou Viana do Castelo.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a atribuição dos selos foi verificado o cumprimento de um conjunto de critérios, como a realização de todas as análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água, 99% de valores paramétricos assegurados ou 99% de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1, relacionado com bactérias coliformes e Escherichia coli.

As entidades gestoras com selo recebem um certificado e o direito a usar essa imagem, através da utilização na sua definição institucional, nomeadamente no sítio da internet, comunicações e publicidade.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a ERSAR e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE