Educação
Agrupamento de Escolas Martinho Árias (Soure) reforça laços europeus com mobilidade Erasmus+ em França
No âmbito do projeto “O Ensino Profissional de Soure na Europa”, financiado pelo programa Erasmus+, o formador Márcio Madeira, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure (AEMAS), realizou, entre os dias 19 e 23 de janeiro, uma mobilidade de Job Shadowing no Lycée Émilie du Châtelet, em Val d’Europe, França.
Esta iniciativa, focada na área de Hotelaria e Restauração, visou a observação de boas práticas pedagógicas e o reforço da cooperação transnacional entre instituições de ensino profissional.
PUBLICIDADE
Durante uma semana de intensa atividade, o docente teve a oportunidade de mergulhar no sistema educativo francês, reconhecido pelo seu rigor e excelência técnica, conhecer os procedimentos de avaliação técnica, acompanhar os serviços de restaurante/bar e visitar empresas parceiras do setor que permitiram recolher dados fundamentais sobre a gestão de estágios e a transição dos alunos para o mercado de trabalho.
A fechar a semana de trabalho, houve ainda lugar ao enriquecimento cultural, através de um roteiro turístico pela cidade de Paris. Esta experiência permitiu consolidar a componente cultural do programa Erasmus+, essencial para o desenvolvimento de uma visão europeia integrada e para o enriquecimento pessoal do participante.
Para a direção do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, estas parcerias estratégicas são vitais para garantir que o ensino profissional em Soure continue a pautar-se por padrões de qualidade internacional, dotando os seus formadores de ferramentas inovadoras que beneficiarão diretamente o sucesso dos alunos.