Conecte-se connosco

Ensino

Agrupamento de Escolas da Lousã vence prémio “Escola Gandhi” pelas boas práticas de bem-estar animal

Publicado

em

Decorreu hoje, em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O Agrupamento de Escolas da Lousã foi um dos 30 vencedores do selo “Escola Gandhi”, numa lista de 50 projetos finalistas, com o projeto “Todos juntos pelo bem-estar animal”. 

A receber o selo “Escola Gandhi” estiveram presentes a Coordenadora Prof. Cristina Chau e o aluno João Gustavo, bem como a Vereadora Henriqueta Oliveira.

Tratou-se de um projeto com elevado impacto na comunidade escolar, com reflexos na comunidade lousanense, e que abordou temas o bem-estar animal como os cuidados a ter com cães e gatos, nomeadamente na esterilização, na vacinação, a microchipagem, na higiene e cuidados, na recolha dos dejetos dos animais, entre outros. 

Foram também abordados assuntos como a proteção da biodiversidade, ou a alimentação vegetariana e vegana.

Fizeram parte deste projeto alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e associações de pais, elementos da Câmara Municipal da Lousã, como o Vereador do Bem-estar Animal, Ricardo Fernandes, a Vereadora da Educação, Henriqueta Oliveira, o Veterinário Municipal da Lousã, Henrique Silva e elementos da Assembleia Municipal da Lousã, bem como Associações como a Louzanimales, a Vida Abundante, a Arauz e a Activar. 

O prémio Gandhi foi anunciado em dezembro de 2019 pelo primeiro-ministro numa visita oficial à Índia no âmbito das comemorações do 150.º aniversário de Mahatma Gandhi e, na sua primeira edição, foi dedicado ao bem-estar animal.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade