Região

Agricultores portugueses são dos mais velhos da Europa (com vídeo)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 08-11-2022

A média de idades dos agricultores portugueses é das mais elevadas na União Europeia o que faz com que seja urgente apostar em políticas públicas que apoiem os jovens agricultores.

PUBLICIDADE

Fernando Martins, diretor regional de Agricultura e Pescas do Centro, explicou, esta terça-feira, na Lousã, durante a apresentação da Feira do Mel e da Castanha, que esta realidade é preocupante mas anuncia que o próximo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) de Portugal, que vai de 2023 a 2027, já tem previstos “mais apoios para a instalação de jovens agricultores, em particular nestes territórios de baixa densidade e com vulnerabilidades específicas”, como sucede em vários concelhos do Centro do país.

Adianta que “vão ter um valor de apoios superiores”, tanto ao nível da “componente de investimento como de prémio à instalação”.

PUBLICIDADE

“O objetivo é dar resposta a esta necessidade urgente de assegurar a sustentabilidade do território através da continuidade e da instalação de novas atividades porque o tecido produtivo está muito envelhecido”, sublinha. Defende que “as políticas públicas têm que fazer tudo o que está ao seu alcance para rejuvenescer o tecido produtivo”, o que é essencial para a atividade e para os territórios.

Veja o vídeo do direto NDC:

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE