Coimbra

Agricultores e empresários de Coimbra dispõem de 600 000 euros de financiamento a fundo perdido

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-08-2016

 

PUBLICIDADE

A CoimbraMaisFuturo – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra está a gerir duas candidaturas destinadas a agricultores e empresários do concelho, singulares ou coletivos, que totalizam 600 mil euros (300 mil euros cada uma) de financiamento a fundo perdido.

Câmara Municipal Coimbra 01

PUBLICIDADE

publicidade

Somando a este apoio a necessária comparticipação dos privados, então o investimento total efetivo poderá superar 1,2 M€ no tecido agrícola, da primeira transformação e comercialização.

Trata-se, portanto, de uma oportunidade relevante para os agricultores e empresários modernizarem as suas explorações e atividades, tornando-as mais competitivas, além da vantagem de os beneficiários não necessitarem de restituir os apoios que venham a receber.

PUBLICIDADE

Com 300 mil euros de dotação para serem atribuídos, a medida “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” destina-se a projetos cujo valor total apresente um mínimo de 10.000 euros e um máximo de 200.000 euros.

A comparticipação máxima a atribuir aos empresários é de 45% e a apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 28 de setembro.

Entre as operações candidatáveis, contam-se construção, aquisição, incluindo locação financeira, ou requalificação de bens imóveis; compra ou locação-compra de máquinas e equipamentos novos, software aplicacional, estudos, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e “branding” e projetos de arquitetura e de engenharia associados ao investimento.

Também com 300 mil euros para serem atribuídos, a medida “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola” aplica-se a projetos com montantes de investimento total entre os 1000 euros e os 40.000 euros. Neste caso a comparticipação máxima é mais alta (50%), sendo 20 de setembro o prazo limite para apresentação de candidaturas. Estas abarcam despesas associadas a investimentos de pequena dimensão necessários ao desenvolvimento da atividade produtiva agrícola, nomeadamente máquinas, equipamentos, pequenas construções agrícolas e pecuárias, pequenas plantações plurianuais, incluindo apoio a equipamentos de prevenção contra roubos.

Os dois programas de investimentos foram apresentadas durante esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a um conjunto de organizações que podem dinamizar a apresentação de candidaturas junto dos agricultores, como é o caso das juntas e uniões de freguesias. As candidaturas podem ser efetuadas no site www.coimbramaisfuturo.pt.

A CoimbraMaisFuturo foi criada em 2014 por impulso da CMC. Esta Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra tem como objetivo promover o desenvolvimento local em meio rural e urbano e a melhoria da qualidade de vida das populações através da dinamização sociocultural e económica do território, em parceria com diversos agentes públicos e privados.

A associação desenvolve também intervenção nas áreas da promoção do conhecimento e da inovação, da gestão sustentável do capital e ativos do território, da dinamização socioeconómica e da cooperação, da capacitação institucional e do trabalho em rede.

Além da Câmara Municipal de Coimbra, os associados que integram a CoimbraMaisFuturo são entidades coletivas com conhecimento e experiência nas suas áreas de atuação, em alinhamento com os objetivos a que a associação se propõe. Referenciam-se, neste contexto, instituições da área do ensino superior (Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Coimbra/ESAC), da formação profissional (CEARTE), da representatividade e organização setorial (ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra; ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares; Cooperativa Agrícola de Coimbra; MAC – Mercado Abastecedor de Coimbra), do setor bancário (Caixa de Crédito Agrícola de Coimbra), da área social (APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) e da área do património (Herança do Passado).

No ano passado, a CoimbraMaisFuturo obteve o reconhecimento como Grupo de Ação Local (GAL), com a perspetiva de afirmar a sua atuação no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (LEADER/DLBC), na vertente rural.

Também em 2015 foi aprovada a respetiva Estratégia de Desenvolvimento Local – Coimbra 2020, pela Comissão de Avaliação instituída pelas Autoridades de Gestão dos Programas financiadores no contexto do Portugal 2020 (Programas Operacionais Regionais e PDR 2020).

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma abordagem de desenvolvimento territorial integrada, apoiada por um ou vários fundos estruturais (FEEI: FEADER; FEDER; FSE e FEAMP) que suportam Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) executadas pelos Grupos de Ação Local (GAL) selecionados.

A CoimbraMaisFuturo é um dos 54 GAL do Continente, reconhecida para a implementação de uma estratégia de DLBC rural, dispondo de uma dotação financeira de 3,3 M€ para financiamento de iniciativas a concretizar no concelho de Coimbra (exceto na freguesia de Santo António dos Olivais e União de Freguesias de Coimbra), enquadradas em medidas do PDR 2020 e do Centro 2020. Em breve, serão abertas novas candidaturas para além das duas atualmente em curso.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE