O Município da Figueira da Foz comemora o 18º aniversário do Núcleo Museológico do Sal com mais uma edição de «(A) gosto com Sabor a Sal», oferecendo ao longo do mês de agosto um programa de atividades diversificado, que permite aos visitantes vivenciar várias sensações, emoções e experiências.
As comemorações incluem a instalação artística participativa «Trapos…Que nos unem», dinamizada por Gilda Saraiva e Tânia Paredes, patente até 31 de agosto no armazém de sal. O conceito foca-se na união de vários elementos ligados à temática do salgado entre a tradição e a modernidade. A comunidade será convidada a fazer parte desta criação durante todo o mês.
PUBLICIDADE
Nos dias 7 e 15 realizar-se-á a atividade «Pé do Sal» que inclui um passeio pela Rota das Salinas (9:30) e um chá frio servido no Pedarium (11:00). Inscrições para o mail.
Sábado dia 9 de agosto, será um dia especial, onde o programa da «Salina Criativa» dinamizará várias oficinas: Faz a tua rodilha; Sais de banho; Faz o teu flamingo (origami); Confeção de biscoitos salgados; Peddy Paper e Laboratório da Salina Criativa. Inscrições para o mail.
Decorrente da colaboração com o MARE – Universidade de Coimbra, irão ser exploradas duas temáticas no âmbito do «Laboratório do Sal». No dia 13 de agosto das 10:00 às 12:30, serão abordadas as «Plantas de sapal: o que são e como sobrevivem em meios salinos?» e «Que riqueza esconde o sedimento do nosso estuário?», esta última temática terá também lugar no dia 21 de agosto no mesmo horário.
No dia 16 de agosto, a Magenta – Associação dos Artistas pela Arte, junta-se às comemorações do 18º aniversário do NMSal e traz cor à salina, que servirá de inspiração para uma manhã de pintura no sal. Será também dinamizada uma pintura colaborativa, onde cada visitante pode partilhar as suas emoções. Inscrições para o mail.
A 17 de agosto, data em que se assinala o 18º aniversário do Núcleo Museológico do Sal, bem como o Dia da Freguesia de Lavos, realizar-se-á uma caminhada à Rota das Salinas (9:00), com o propósito de celebrar, divulgar e promover o território do Salgado da Figueira da Foz. Inscrições para o mail.
Nos dias, 22 e 30 de agosto, as famílias são convidadas a participar na atividade, «Marnoto por um dia», aprendendo dessa forma a arte de ter o sal com os marnotos da Salina do Corredor da Cobra. Serão dinamizadas duas sessões no dia 22 de agosto, às 10:30 e às 15:30 e no 30 de agosto às 15:30. Inscrições para o mail.
Nos domingos de agosto decorrerá mais uma edição de «Saber (a) Mar Salgado». Nos dias 3, 10 e 24 de agosto haverá sessões de Yoga (yoga para famílias; yoga Nidra + concerto Handpan; Yoga) inscrições: solange.r.lima@gmail.com.
O dia 23 de agosto (sábado), é dedicado ao cinema, em especial às curtas-metragens. O Núcleo Museológico do Sal assume-se desta forma como palco da extensão da Marmostra, projeto da Associação de Moradores da Praia da Tocha. As sessões vão ter lugar no armazém de sal, pelas 11:00 e 15h30, com as temáticas relacionadas com Mar, Tradições e Ambiente.
O teatro terá lugar no dia 30 de agosto às 10:30. O Pateo de Estórias irá dramatizar «O dia em que o mar desapareceu» de José Fanha, uma história com preocupações ecológicas e ambientais. Inscrições para o mail.
Para fechar o programa de (A) gosto com Sabor a Sal, será realizada a 31 de agosto a «A safra à moda antiga» (9:30), uma recriação que pretende homenagear os homens e mulheres das salinas da Figueira da Foz. Os pés descalços e os trajes a rigor na marinha de sal Municipal vão remeter para outra época. Um convite para viajar no tempo e transportar o sal à cabeça, da marinha de sal para o armazém.
No mesmo dia das 16:00 às 19:00, também com os pés descalços entramos na dança, com o evento «Ecstatic Dance Coimbra». Ao ritmo de diferentes géneros musicais o convite é para dançar livremente, numa atmosfera de aceitação, liberdade e cumplicidade. Inscrições via WhatsApp 913776575; 964443961.
Todo o programa de atividades é gratuito, com exceção de Saber (A)mar Salgado; Pátio de Estórias e Ecstatic Dance Coimbra. Nos dias 9, 17 e 31 de agosto as entradas no Núcleo Museológico do Sal, são gratuitas.

PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.