Coimbra encontra-se em alerta devido ao risco elevado de cheias no rio Mondego, após a subida do caudal e as previsões de chuva intensa para as próximas horas.
Esta terça-feira à noite, a Câmara Municipal iniciou a evacuação preventiva dos utentes de três lares de São Martinho do Bispo (2 em Bencanta e 1 em Pé de Cão), que estão a ser acolhidos no pavilhão Mário Mexia.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, Ana Abrunhosa, a operação foi cuidadosamente planeada e tem como prioridade máxima a segurança e o conforto dos residentes, incluindo pessoas acamadas e com mobilidade reduzida.
PUBLICIDADE
No terreno, os bombeiros sapadores e voluntários de Brasfemes estão a transportar os utentes, apoiados por quatro ambulâncias e carrinhas com equipamento médico, cadeiras de rodas, fraldas e material de apoio. Os primeiros a ser retirados foram os utentes mais vulneráveis, enquanto os restantes chegarão gradualmente ao pavilhão.
Ana Abrunhosa explicou que a evacuação se estende às zonas ribeirinhas de Coimbra, nomeadamente Torres do Mondego e Ceira, sendo que os residentes destas localidades serão encaminhados para locais de concentração e apoio preparados, como a Casa do Povo de Ceira, a Escola Inês de Castro e a Escola de Taveiro
Até ao momento, duas das três instituições já têm os seus utentes acomodados no pavilhão, que permanecerão no local durante a noite.
A operação de evacuação é realizada em articulação com a Proteção Civil, PSP e GNR, garantindo acompanhamento contínuo e assistência médica e psicológica a quem dela necessitar.