Mundo

Os dias na Terra vão durar 25 horas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 13 horas atrás em 02-05-2025

Imagem: depositphotos.com

Pode parecer estranho, mas os nossos dias estão, de facto, a ficar mais longos, embora de forma quase impercetível.

Um grupo de cientistas revelou que, devido a mudanças na rotação da Terra, a duração de um dia completo poderá chegar às 25 horas… daqui a cerca de 200 milhões de anos.

Apesar de aprendermos desde cedo que o dia tem 24 horas, essa medida é, na verdade, uma média aproximada. Atualmente, a Terra leva cerca de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma rotação total no seu eixo. E este tempo tem vindo a mudar ao longo de milhares de milhões de anos.

PUBLICIDADE

Segundo os investigadores, o fenómeno é provocado principalmente pela interação gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol. A força da gravidade da Lua, ao causar marés no nosso planeta, gera atrito entre as águas oceânicas e o fundo do mar, travando lentamente a rotação terrestre — um processo conhecido como desaceleração rotacional, segundo um artigo da Forever Young.

Este abrandamento é mínimo a curto prazo: estima-se que os dias aumentem apenas 1,7 milissegundos por século. No entanto, projetando esta tendência no tempo geológico, a diferença torna-se significativa e é isso que levou os cientistas a prever que um dia completo terá 25 horas, mas só daqui a cerca de 200 milhões de anos.

Além de influenciar a duração dos dias, a rotação da Terra também está relacionada com fenómenos como as estações do ano e o ciclo dia-noite. As alterações neste movimento terão, portanto, implicações profundas no ritmo da vida na Terra ainda que a uma escala tão lenta que nenhuma geração humana viva sentirá verdadeiramente os efeitos.

Curiosamente, há milhões de anos, os dias eram bem mais curtos. Nos primórdios do planeta, pouco depois da sua formação, estima-se que cada dia durava apenas cerca de 10 horas. A Terra tem estado, desde então, a abrandar o passo lentamente, mas de forma contínua.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE