Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Agentes da PSP apreendem ambulância com doentes no seu interior

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-03-2023

A PSP apreendeu uma ambulância dos Bombeiros do Dafundo na quarta-feira, 22 de março, em Algés, com dois doentes no interior da viatura de socorro. 

PUBLICIDADE

O comandante daquela corporação, Carlos Jaime contou ao Jornal de Notícias (JN) que “foi surpreendido pela polícia quando transportava dois doentes, na casa dos 70 anos, vindos de consultas no Hospital São Francisco Xavier. A PSP já tinha apreendido a licença da viatura no final do mês passado e, esta quarta-feira, apreendeu a ambulância.”

Segundo a mesma publicação, os idosos vinham de consultas no Hospital São Francisco Xavier e tiveram de esperar meia hora por outra viatura para regressarem a casa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em fevereiro, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) disse-nos que estamos legais e que a polícia não podia ter apreendido os documentos, por isso continuei a andar com a viatura até que a polícia me devolvesse os documentos. E, hoje, apreendeu-nos a viatura”, relatou ao jornal, acrescentando que “a ambulância está licenciada” e que a apreensão está relacionada com uma “interpretação” das autoridades.

“No livrete, emitido pelo IMTT, diz que a ambulância é adaptada a doentes em cadeiras de rodas, mas a PSP entende que tinha de estar no livrete que a viatura tem de ter rampa para acesso a cadeira de rodas. Não faz sentido, subentende-se que tem de ter rampa porque não se levam as cadeiras ao pontapé lá para dentro. Por esta lógica, a polícia tem de apreender os carros de todos os bombeiros em Portugal. Nenhum livrete diz que a viatura de transporte de doentes não urgentes tem rampa”, de acordo com as explicações de Carlos Jaime ao JN.

PUBLICIDADE

O comandante disse ainda que os doentes tiveram de esperar trinta minutos até que chegasse outra viatura para fazer o transbordo. Os bombeiros não sabem quando voltarão a ter a ambulância que, segundo o comandante, “faz muita falta para transporte de doentes não urgentes”.

Fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP confirmou ao JN que a viatura foi apreendida pela Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, mas não conhece os motivos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com