Empresas

Agência Espacial Europeia confia segurança da habitação dos astronautas à Critical Software

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-03-2023

Inserido no programa Artemis da NASA e na colaboração com a Agencia Espacial Europeia (ESA) para a colocação de uma estação espacial em orbita da Lua, parte da equipa do Reino Unido do grupo da tecnológica portuguesa, Critical Software, especializada no desenvolvimento de soluções de software para suporte a sistemas críticos, carrega agora a responsabilidade da verificação e validação independente de software para o módulo de habitação International Habitat (I-Hab) da estação espacial Gateway. Um componente do programa que conta com um lançamento para órbita previsto para 2026 ou 2027.

PUBLICIDADE

No âmbito da parceria recorrente com a Agência Espacial Europeia (ESA), o contributo da Critical Software está a garantir a segurança de quatro astronautas que estarão, no máximo, 90 dias em órbita.

Rodrigo Pascoal, Gestor de Desenvolvimento de Negócio, na Critical Software, refere que “o I-Hab é para a Critical Software um voto de confiança por parte da ESA, com quem desenvolvemos o handbook de Independent Software Validation and Verification (ISVV)”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Gateway, estação espacial da qual o I-Hab faz parte, estará em órbita e servirá de apoio à Artemis Base Camp na Lua, projeto que resulta de uma parceria entre a NASA, a ESA e a JAXA. Em novembro de 2022 foi lançado o módulo Orion, que será responsável por transportar astronautas, providenciar apoio de emergência e sustentar a tripulação durante a viagem.

Devido à sua órbita elíptica, o Gateway estará perto da Lua e da Terra, com a particularidade de facilitar a passagem de astronautas e de matérias essenciais. Servirá ainda de base para futuras missões, uma vez que ficará à distância de cinco dias da Terra. Neste módulo, será possível conduzir experiências, dentro e fora do espaço. No exterior, o I-Hab vai incluir pontos de conexão para o braço robótico do Gateway que por sua vez vai permitir a exploração da superfície da lua à distância.

PUBLICIDADE

A Critical Software, que há 25 anos começou a sua atividade no setor aeroespacial, tem vindo a desenvolver projetos nesta área através da participação em vários projetos dedicados a limpar detritos espaciais, em colaboração com a empresa ClearSpace ou mesmo pela contribuição no projeto Mars Sample Return da ESA, que visa devolver à Terra amostras de solo da superfície de Marte.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE