Coimbra

Agência do Ambiente reconstrói canal no Baixo Mondego e confirma 12 ME de intervenções

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-07-2020

A Agência Portuguesa do Ambiente anunciou hoje a conclusão da reconstrução do canal condutor do Mondego, em Santo Varão, investimento de 1,6 milhões de euros e confirmou novas intervenções no valor de 12 milhões, até 2023.

PUBLICIDADE

Esta zona foi das mais afetadas pelas cheias de 2019, que provocaram a inundação dos campos do Vale Central do Baixo Mondego, corte de vias de comunicação e inundação de algumas povoações, para além de vários danos nas infraestruturas de contenção das margens.

PUBLICIDADE

Junto à povoação de Santo Varão, Montemor-o-Velho, registou-se mesmo uma rotura do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do rio Mondego, com cerca de 150 metros de extensão.

A reconstrução começou em março, no âmbito do Plano de Aproveitamento Hidráulico do Mondego, designado por “Mondego Mais Seguro”, objeto de resolução do Conselho de Ministros.

PUBLICIDADE

publicidade

“A reconstrução do dique e canal condutor geral, no valor total de cerca de Euro 1.600.000, foi concluída em 03 de julho e restabelecida a circulação plena de água, ainda a tempo de assegurar o pleno abastecimento de água aos campos agrícolas do Baixo Mondego durante o verão”, anunciou a APA, que destaca o empenho dos trabalhadores.

A APA sublinha que a empreitada foi bem-sucedida, “apesar de inúmeras dificuldades imprevistas, nomeadamente a crise da pandemia covid-19, períodos de chuva durante vários dias (impossibilitando a execução dos aterros com argilas) e algumas complicações na cravação das estacas prancha, devido à existência de material pétreo na constituição do terreno de fundação, que terá sido arrastado pela cheia aquando da ocorrência da rotura”.

A APA relembra ainda que no âmbito da resolução do Conselho de Ministros desta semana foram aprovadas pelo POSEUR 2 candidaturas a cofinanciamento de fundos comunitários apresentadas pela APA.

“Uma referente à ‘Regularização do rio Pranto’ e outra a quatro intervenções do Plano Mondego Mais Seguro, nomeadamente a reabilitação do leito e dos diques da margem esquerda do leito periférico direito, a estrutura de derivação de água dos campos do vale central do Mondego para o leito periférico direito, a estrutura de comportas da Maria da Mata e a estrutura terminal de drenagem em Lares, no valor total de 12 milhões de euros”, confirma a APA.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE