Saúde

Afinal qual a quantidade de água que se deve beber por dia?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 09-06-2023

Todos sabemos que a ingestão de água é fundamental para a nossa saúde. Mas será que temos noção da quantidade que devemos beber por dia?

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Sabia que mais de 60% do nosso organismo é composto por água? Por isso, não é de admirar que ocupe o centro da Roda dos Alimentos. Representa, aproximadamente, 75% do nosso peso corporal, mas vai sendo perdida através da transpiração, expiração, fezes e urina, explica um artigo da Unilabs.

Porém, há muito mais que a água pode fazer pelo nosso organismo: “lubrificar as articulações, proteger os tecidos e órgãos, eliminar as impurezas do organismo, conduzir os nutrientes e o oxigénio até às células, regular o trânsito intestinal, o apetite e o  controlo do peso, promover o bom funcionamento dos músculos, aumentar a atenção, a concentração e a memória, melhora o funcionamento cognitivo e o humor, facilita a digestão, previne o desenvolvimento de cálculos renais, fortalece a saúde cardiovascular, conserva a elasticidade da pele e evita dores de cabeça, cansaço e irritabilidade”, prossegue.

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Há pessoas que correm um maior risco de apresentar quadros graves de desidratação. É o caso dos idosos, por não terem tanta percepção da sede e da sua capacidade renal.  E é também o caso das crianças, por possuírem uma capacidade mais limitada de excreção renal, além de nem sempre saberem manifestar que têm sede. Consequentemente, pode haver um comprometimento da sua função cognitiva.

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Não é fácil determinar com precisão a quantidade de água que cada indivíduo deve beber, de forma a ter todas as suas necessidades supridas, pois essa porção de água recomendada pode variar em função de fatores como: “ingestão energética, perdas de água, gravidez, lactação, febre, diarreia, vómitos, capacidade renal de concentração/diluição, níveis de consumo de proteína e de sódio, prática de atividade física e níveis de calor e de altitude”.

Deste modo, as recomendações de ingestão de água total diária para adultos costumam situar-se entre os 2,2 e 3,7 litros (considerando-se nestas porções a água contidas, por exemplo, nos alimentos), de acordo com a Unilabs.

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