Saúde

Afinal qual a quantidade de água que se deve beber por dia?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 09-06-2023

Todos sabemos que a ingestão de água é fundamental para a nossa saúde. Mas será que temos noção da quantidade que devemos beber por dia?

PUBLICIDADE

Sabia que mais de 60% do nosso organismo é composto por água? Por isso, não é de admirar que ocupe o centro da Roda dos Alimentos. Representa, aproximadamente, 75% do nosso peso corporal, mas vai sendo perdida através da transpiração, expiração, fezes e urina, explica um artigo da Unilabs.

Porém, há muito mais que a água pode fazer pelo nosso organismo: “lubrificar as articulações, proteger os tecidos e órgãos, eliminar as impurezas do organismo, conduzir os nutrientes e o oxigénio até às células, regular o trânsito intestinal, o apetite e o  controlo do peso, promover o bom funcionamento dos músculos, aumentar a atenção, a concentração e a memória, melhora o funcionamento cognitivo e o humor, facilita a digestão, previne o desenvolvimento de cálculos renais, fortalece a saúde cardiovascular, conserva a elasticidade da pele e evita dores de cabeça, cansaço e irritabilidade”, prossegue.

PUBLICIDADE

publicidade

Há pessoas que correm um maior risco de apresentar quadros graves de desidratação. É o caso dos idosos, por não terem tanta percepção da sede e da sua capacidade renal.  E é também o caso das crianças, por possuírem uma capacidade mais limitada de excreção renal, além de nem sempre saberem manifestar que têm sede. Consequentemente, pode haver um comprometimento da sua função cognitiva.

Não é fácil determinar com precisão a quantidade de água que cada indivíduo deve beber, de forma a ter todas as suas necessidades supridas, pois essa porção de água recomendada pode variar em função de fatores como: “ingestão energética, perdas de água, gravidez, lactação, febre, diarreia, vómitos, capacidade renal de concentração/diluição, níveis de consumo de proteína e de sódio, prática de atividade física e níveis de calor e de altitude”.

PUBLICIDADE

Deste modo, as recomendações de ingestão de água total diária para adultos costumam situar-se entre os 2,2 e 3,7 litros (considerando-se nestas porções a água contidas, por exemplo, nos alimentos), de acordo com a Unilabs.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE