Saúde

Afinal devemos ou não usar cotonetes?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 semanas atrás em 24-05-2024

Imagem: Pexels

Existem vários motivos para que a cera se acumule no canal auditivo: presença de doença ou estreitamento do canal auditivo, mudanças na textura da cera ou excesso de produção de cera.

PUBLICIDADE

As cotonetes sempre foram usadas para remover a sujidade dos ouvidos. Mas será uma boa opção? Segundo a DECO PROteste, o seu uso pode empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, obstruindo-o e dificultando a sua expulsão natural. Além disso, pode provocar lesões no canal auditivo, otite externa e perfuração da membrana do tímpano. Sempre que introduz objetos estranhos nos ouvidos pode estar a introduzir bactérias ou fungos nocivos no canal auditivo, o que aumenta o risco de infeções do ouvido, que podem exigir tratamento médico (por exemplo, otites).

Os cotonetes servem apenas para limpar a parte externa dos ouvidos e nunca devem ser introduzidos no canal auditivo. Aliás, as embalagens “já alertam inclusive para que estes não sejam introduzidos no canal auditivo. Pode, ainda, usar cotonetes para fins como aplicação de maquilhagem, de produtos cosméticos ou de medicamentos, ou para cuidar de feridas”, explica.

PUBLICIDADE

Então como remover a cera? Ora aí é que está. De acordo com a mesma fonte, nunca deve tentar remover. Se tiver cera a bloquear o canal auditivo, ou se a cera lhe causar incómodo, deve procurar ajuda médica para a remoção, já que esta deve ser feita em contexto clínico.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE