Durante anos foram acusadas de engordar, mas a ciência está a reabilitar a imagem das batatas: se forem bem cozinhadas e integradas numa dieta equilibrada, podem mesmo ajudar a emagrecer e a regular os níveis de açúcar no sangue. É o que defende a investigadora Cândida J. Rebello, autora de um estudo divulgado pelo SciTechDaily.
No ensaio clínico, cerca de 40% da carne ou peixe presente nas refeições principais dos participantes foi substituído por batatas. Em apenas oito semanas, os indivíduos perderam em média 5,8 kg — o equivalente a 5,6% do peso corporal.
O segredo, segundo a especialista, está na densidade energética. “Com alimentos de baixo teor energético, como as batatas, as pessoas ficam saciadas com menos calorias, o que facilita a perda de peso sem esforço consciente para restringir a alimentação”, explica.
PUBLICIDADE
Mais surpreendente ainda é o impacto positivo nas pessoas com obesidade e diabetes tipo 2 — que representam cerca de 80% dos casos. A dieta baseada em batatas cozidas contribuiu para uma melhor resposta glicémica, ajudando a controlar o açúcar no sangue.
Ricas em fibra e potássio, e com um teor mínimo de gordura, as batatas ganham assim um novo estatuto na alimentação saudável. “O nosso estudo mostra que um padrão alimentar que inclua batatas pode ser não só eficaz, como sustentável”, conclui Rebello.
PUBLICIDADE