Cidade

Aeroporto Internacional de Coimbra: Somos Coimbra quer saber porque não foram apresentados os estudos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-03-2019

Com espírito carnavalesco, o movimento Somos Coimbra comemorou o primeiro aniversário da “Air Cindazunda” com um jantar no restaurante do aeródromo de Coimbra.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva, coordenador do movimento Somos Coimbra, aproveitou a ocasião para perguntar “porque não foram ainda divulgados os recentes dois estudos sobre o putativo aeroporto, encomendados em 2017 pela actual maioria Camarária, que já foram entregues e pagos. Porquê, mais uma vez, tanto secretismo, questionou-se?”.

PUBLICIDADE

O líder do Somos Coimbra refere-se aos estudos encomendados à Conprojur (de Manuel Queiró)  e à Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil.

Manuel Machado disse que os estudos iam ser apresentados em julho, depois falou em setembro de 2018, mas até hoje, 4 de março de 2019, os documentos não foram mostrados aos munícipes.

PUBLICIDADE

publicidade

Convidado de honra do jantar, o Presidente do Aeroclube  de Coimbra”brindou os presentes com uma conferência sobre as estruturas aeroportuárias nacionais e sublinhou os múltiplos riscos e absurdos da opção Montijo, bem como a extrema necessidade e importância para Coimbra da requalificação do actual aeródromo Bissaya Barreto, incluindo o prolongamento da pista até aos 1200 metros, de modo a que, por exemplo, possa receber os Dornier 228/200, que operam nas linhas internas e aterram em Viseu, para que Coimbra deixe de ser uma cidade excluída”.

O evento contou uma rábula humorística sobre o Aeroporto Manuel Machado e o MetroBus, protagonizada por Rui Rodrigues.

“Criada há um ano, também por ocasião do Carnaval, a Air Cindazunda, representada na rotunda do Arnado, na cidade de Coimbra, só ainda não efectuou o seu primeiro voo porque aguarda que, conforme prometido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, o vetusto aeródromo, com os aparelhos de navegação todos avariados, seja transformado num verdadeiro aeroporto internacional!…”, ironiza o movimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE