Conecte-se connosco

Coimbra

Aeródromo Municipal de Coimbra já recebeu helicóptero para combate a incêndios (com vídeo)

Publicado

em

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai voltar a acolher meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2021 (DECIR2021), ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios que se avizinha, mais concretamente desde 15 de abril até 15 de novembro. O aeródromo municipal vai, assim, dispor, tal como no ano passado, de um helicóptero ligeiro, para ataque inicial nas ignições que possam surgir em Coimbra ou nos concelhos limítrofes que chegou hoje ao Aeródromo Municipal, e dois aviões anfíbios médios, para ataque ampliado a ocorrência de incêndios rurais que possam surgir em todo o território nacional que ainda vão chegar a Coimbra.

Os meios aéreos ficam posicionados no aeródromo, reforçando o dispositivo de combate a incêndios na Região Centro, sensivelmente de abril e novembro. No âmbito desta cooperação, a autarquia assume os encargos, sob a forma de isenção de taxas e apoios necessários para a concretização do DECIR2021, no montante de 160.664,11 euros. Agora que a proposta foi aprovada, deverá formalizar-se através da assinatura de um protocolo de colaboração entre a CM Coimbra e a ANEPC.

Um acordo que tem vindo a ser celebrado nos últimos anos. O ano passado, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado salientou que este protocolo tem “um objetivo importante para Coimbra, para a região e para o país”. “A infraestrutura aeroportuária que temos, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, é para ser utilizada em fins de interesse público, objetivo e importante” como é o caso do acolhimento operacional do dispositivo de combate aos fogos da ANEPC, que “é sempre bem-vindo”, sublinhou o edil.

Veja aqui o direto NDC do helicóptero

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com