Coimbra

Aeródromo de Coimbra devastado: prejuízos rondam um milhão de euros

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 28-01-2026

A passagem da tempestade Kristin provocou elevados prejuízos no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache, no concelho de Coimbra. Os danos estão ainda a ser avaliados, mas a estimativa inicial aponta para valores que podem rondar um milhão de euros ou mais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Notícias de Coimbra, António Ferreira, diretor do Aeródromo Municipal de Coimbra, explicou que vários equipamentos essenciais ficaram destruídos: “Temos o sistema indicador de vento partido e a estação meteorológica aeronáutica também ficou danificada”. No entanto, os maiores estragos registaram-se no hangar da empresa de manutenção aeronáutica GIAC – Indústrias Aeronáuticas de Coimbra.

“O grande dano é exatamente aqui, no hangar da empresa de manutenção, onde temos danos acentuados entre sete a nove aeronaves. Algumas são irrecuperáveis”, afirmou o responsável, acrescentando que a própria estrutura do hangar ficou gravemente comprometida. A força do vento acabou por levantar totalmente o telhado e arrancar o portão do edifício.

Apesar de não ser possível determinar com exatidão a intensidade do vento, devido à destruição da estação meteorológica automática, António Ferreira admite que as rajadas poderão ter atingido valores muito elevados: “Apontamos sempre para a ordem dos 140 a 160 quilómetros por hora, se calhar mais”.

No momento em que ocorreu o fenómeno, não se encontrava ninguém na zona. Apenas um vigilante estava presente noutro edifício do aeródromo e não sofreu ferimentos, embora o seu veículo tenha ficado com “os quatro vidros partidos”, resultado da violência do vento.

Segundo o diretor do aeródromo, os prejuízos não se limitam aos danos materiais: “Estamos também a contabilizar a inoperacionalidade da própria empresa, que neste momento está totalmente inoperacional, e isso também tem um custo”, sublinhou.

No total, nove aeronaves ficaram severamente danificadas, algumas sem qualquer possibilidade de recuperação, num cenário descrito como de devastação total provocada pela depressão que afetou grande parte do país.