Coimbra

Aeródromo Bissaya Barreto recebe testes de tecnologia inovadora em segurança aeronáutica criada em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-05-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, a utilização da pista do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto pela empresa OREYEON, Lda., uma jovem startup de Coimbra, para testar uma solução tecnológica inovadora, na área da segurança aeronáutica, que realiza a inspeção e manutenção preventiva de pistas de aeroportos. A Câmara apoia este projeto que alavanca o desenvolvimento económico de Coimbra, incentivando a inovação, captação e dinamização de investimentos, promovendo assim atividades de base tecnológica e criativa. A empresa vai ainda disponibilizar o produto para utilização no Aeródromo Municipal durante um ano, assim que este seja comercializado.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma tecnologia inovadora que vai ser testada no Aeródromo Municipal. Sucintamente, é um software que acoplado a um veículo, e com base e recurso a Inteligência Artificial, vai verificar as pistas de aeródromos e aeroportos, ou de qualquer outra zona operacional, gerando alertas para eliminar potenciais perigos. O produto tecnológico foi desenvolvido pela OREYEON, Lda., uma jovem empresa startup de Coimbra, que agora pretende testá-lo no aeródromo municipal.

A perspetiva da empresa é a de lançar o produto no mercado nacional e internacional, mas antes de avançar com a produção necessita de realizar testes em contexto real. Nesse sentido, selecionaram o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto para a realização destes testes, por considerarem que este equipamento possui as condições necessárias e por se encontrar próximo do centro de competência do Instituto Pedro Nunes, que irá apoiar a jovem empresa nesta fase. A empresa precisa de utilizar a pista uma vez por semana, em média entre duas a três horas, durante um ano. Como contrapartida por esta utilização, a OREYEON, Lda. disponibilizará o produto para utilização no aeródromo, durante um ano, assim que este seja comercializado.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra apoia o projeto, autorizando a utilização da pista e isentando a empresa do pagamento das taxas previstas, considerando que, desta forma, está a cumprir o seu papel de estimular a inovação, apoiando projetos de incubação e aceleração que alavanquem o desenvolvimento económico do Município, promovendo estratégias de captação e dinamização de investimento, bem como atraindo, promovendo e acompanhando atividades de base tecnológica e de base criativa. A autarquia considera, ainda, que face ao caráter inovador do projeto, da equipa multidisciplinar altamente qualificada, da intenção de recrutar recursos humanos na cidade e de escoar o produto a nível nacional e internacional, o projeto é revelador de interesse municipal pelo facto de promover o desenvolvimento e competitividade local e a projeção internacional de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE