Região

ADXTUR elege novos órgãos sociais

Notícias de Coimbra | 8 minutos atrás em 16-03-2026

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto elegeu, na passada sexta-feira, 13 de março, os novos órgãos sociais para o próximo mandato, durante a Assembleia Geral realizada na Lousã. A eleição decorreu com a apresentação de uma lista única, que foi aprovada pelos associados.

PUBLICIDADE

Este processo eleitoral acontece num momento de consolidação da ADXTUR enquanto agência de desenvolvimento regional do Pinhal Interior, reforçando o seu papel estratégico na promoção de um modelo integrado de valorização territorial. O novo ciclo inicia-se também num contexto marcado por desafios ambientais e sociodemográficos que afetam a região, exigindo respostas inovadoras e articuladas.

PUBLICIDADE

De acordo com os resultados da eleição, a Direção passa a ser presidida por Jorge Alves Custódio. Integram ainda a equipa diretiva João Lobo como vice-presidente, João Marques como secretário e Luís Paulo Costa como tesoureiro.

A Direção conta também com os vogais José Miguel Ramos Ferreira, Pedro Pedrosa, Carlos Fonseca, Elsa Marçal e Joana Pereira.

A Mesa da Assembleia Geral será presidida pelo Município da Lousã, tendo como vogais o Município de Góis e a Freguesia de Almaceda. Já o Conselho Fiscal será presidido por Miguel Gavinhos, integrando ainda os municípios de Oliveira do Hospital e Vila de Rei.

O novo presidente da Direção, Jorge Alves Custódio, sublinhou que a ADXTUR deve continuar a afirmar-se como uma plataforma de cooperação territorial, reforçando a proximidade com os seus associados e incentivando uma maior participação na construção de soluções para o território.

Na mesma ocasião, foi deixada uma palavra de reconhecimento ao presidente cessante da Direção, Paulo Fernandes, pelo contributo para a afirmação das Aldeias do Xisto enquanto projeto de desenvolvimento territorial assente na cooperação entre entidades públicas e privadas.

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto lidera atualmente a rede das Aldeias do Xisto, um projeto de desenvolvimento sustentável que envolve 20 municípios da Região Centro e mais de uma centena de operadores privados, promovendo a valorização do património, da cultura e da oferta turística do território.

PUBLICIDADE