Justiça

Advogado acusado de assumir mais de 500 multas de clientes

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-09-2022

Um advogado foi acusado, pelo Ministério Público (MP) de Coimbra, pela prática de mais de 500 crimes de falsificação de documentos no âmbito de processos de contraordenação na estrada.

PUBLICIDADE

Segundo o MP de Coimbra, o advogado, da zona Centro do país, era pago para assumir as multas de trânsito dos clientes e depois recorria a expedientes processuais para não ser responsabilizado. Em causa estavam centenas de autos levantados contra clientes que representava, particulares ou empresas.

Na sequência destes autos, o arguido, mediante uma remuneração, prestou informações falsas, perante a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), identificando-se como condutor responsável em cada uma das situações, dando origem à elaboração de novos autos de contraordenação, em seu próprio nome.

PUBLICIDADE

“Dessa forma, lograva, no imediato, eximir de responsabilidade os verdadeiros infratores, inviabilizando a ação punitiva do estado”, refere o MP. Depois, “nos termos subsequentes do processo aproveitando o conhecimento das entropias do sistema, lograva, na generalidade dos casos, eximir-se, igualmente de qualquer responsabilidade”.

O Ministério Público pediu a “perda das vantagens obtidas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A investigação esteve a cargo da Polícia Judiciária de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE