Conecte-se connosco

Coimbra

Adoções sobem mas canil de Coimbra continua sobrelotado (com vídeos)

Publicado

em

Este domingo, 26 de junho, foi dia de sorte para 18 animais, oito cães e 10 gatos, que estavam no Canil Municipal de Coimbra e ganharam uma nova família. A iniciativa “open day”, que ocorre uma vez por mês, tem sido uma ajuda, mas não chega para responder à sobrelotação do espaço. 

O canil esteve de portas abertas entre as 11:00 e as 13:00 e das 14:00 até depois das 16:00, porque o entusiasmo dos potenciais adotantes não permitiu cumprir o horário previsto. “Tivemos muita gente, o balanço é muito positivo”, disse ao Notícias de Coimbra Aline Oliveira, médica veterinária. No final da jornada tinham sido adotados quase duas dezenas de animais. 

O objetivo é mesmo incentivar à adoção, já que no “open day” há isenção de pagamento de taxas de adoção, no caso dos gatos ronda os 14 euros e nos cães ultrapassa os 30. “Neste dia é gratuito é de aproveitar”, explica a responsável. 

Apesar das inúmeras visitas e de um número considerável e crescente de adoções, edição após edição do open day, a sobrelotação do espaço mantém-se. Atualmente o canil acolhe mais de uma centena de cães e cerca de três dezenas de gatos. “Sobretudo para os cães está muito problemático, temos muitos cães por box o que não é bom para o bem-estar animal, eles ficam muito stressados”, refere a médica, falando de iniciativas como “cãominhadas” para ajudar a lidar com o problema. “Eles têm de sair daqui, daí a urgência e a necessidade de fazermos estes dias abertos”, acrescenta. 

Os animais adotados são entregues desparasitados, vacinados, identificados, registados e esterilizados e é feita a emissão do respetivo Boletim Sanitário, cumprindo todos os preceitos legais.

A pequena Teka, uma gata com poucos meses de vida, foi adotada por Cândida e Adérito Gomes. O casal de Coimbra já teve outros animais, mas agora tinha a “casa vazia” por isso não hesitou em recorrer ao canil. Também Tatiana levou o Tommy para fazer companhia a uma outra gata que já tem em casa. “Aqui vemos que estes animais precisam de uma família e de alguém que olhe por eles. Não tinha a noção que tinham tantos gatos e tantos cães é lamentável. Conseguimos perceber que são vítimas de abandono e da falta de uma política nacional”, afirmou a jovem ao Notícias de Coimbra, destacando “o carinho de quem trabalha no canil para com os animais”. 

Da lista de adotados este domingo fazem parte três cães adultos que já estavam há mais de um ano no canil o que foi considerado uma vitória para quem diariamente luta para que os animais resgatados tenham melhores condições. 

O Canil Municipal de Coimbra está também aberto para visitas todos os dias úteis, das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00. Com marcação prévia podem ser agendados outros horários, através do número 239 493 200 ou do endereço [email protected]. O próximo “open day” está previsto para 24 de julho e o seguinte para 7 de agosto. 

Veja o direto NDC com Aline Oliveira:

Veja o direto NDC com Cândida, Adérito Gomes e a pequena Teka:

 

Veja o direto NDC com Tatiana que hoje adotou o gatinho Tommy:

 

 

 

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link