Coimbra

Adjunto da ex-ministra da Cultura assume chefia da divisão da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 01-06-2022

Antigo adjunto da ex-ministra da Cultura, Graça Fonseca, e assessor da Direção-Geral das Artes, Paulo Pires, assumiu hoje a chefia da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara de Coimbra, foi anunciado.

PUBLICIDADE

Paulo Pires, que integrava o mapa de pessoal da Câmara de Loulé, assume agora aquele cargo de direção intermédia na Câmara de Coimbra, em regime de mobilidade, indicou hoje o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Para além de assumir a chefia de divisão, Paulo Pires irá também “colaborar na programação e direção artística do Convento São Francisco”, cuja chefia está a cargo de Francisco Paz, diretor do Departamento de Cultura, que tutela a Divisão de Cultura e Promoção Turística.

PUBLICIDADE

A decisão de substituir Joaquim Correia por Paulo Pires na chefia daquela divisão é justificada “pela necessidade de uma nova e mais dinâmica orientação e gestão cultural estratégica na estrutura camarária, considerando a adequação do perfil, a aptidão, a experiência e o curriculum do ora designado”, salientou a autarquia.

O presidente da Câmara, José Manuel Silva (eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra), que assina o despacho e que assume a pasta da cultura, apontada também para “a vantagem de uma visão e uma prática externas à Câmara de Coimbra e de um pensamento cultural sólido”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o autarca, citado na nota de imprensa, esta aposta é mais um sinal no sentido de “tornar Coimbra uma referência nacional e internacional na cultura e nas artes”.

“Coimbra tem de ser capaz de fazer a diferença e de atrair pessoas de outras zonas de Portugal e do estrangeiro, em que os agentes culturais atuem sinergicamente com grande autonomia e as indústrias criativas sejam uma fonte de cultura e de afirmação cultural, bem como de promoção turística e prosperidade”, sublinhou José Manuel Silva.

De acordo com a nota da autarquia, José Manuel Silva e o vice-presidente da Câmara de Coimbra, Francisco Veiga, acompanharam hoje de manhã Paulo Pires a uma visita à Casa Municipal da Cultura, onde funciona a divisão.

Licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade do Algarve, Paulo Pires foi assessor na Direção-Geral das Artes (DGArtes) em 2022, foi adjunto no gabinete da ex-ministra da Cultura, entre 2020 e 2022, no anterior Governo liderado pelo PS, onde estava envolvido em pastas como a DGArtes, as redes culturais, a descentralização e a correção de assimetrias territoriais no plano cultural ou o Plano Nacional das Artes, entre outros.

Antigo investigador no Centro de Estudos Ataíde Oliveira da Universidade do Algarve, Paulo Pires assumiu também no passado a direção artística do município de Loulé, entre 2015 e 2020, na área das artes performativas, artes visuais e cruzamento disciplinar, e foi coordenador da programação cultural da Câmara de Silves, entre 2008 e 2015.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE