Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

ADFP estranha contraste entre tendas e um hospital fechado

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-03-2020

A Fundação ADFP, proprietária do Hospital Compaixão, por abrir em Miranda do Corvo há quase um ano, estranha que o caso contraste com a instalação de tendas, a uma dezena de quilómetros, junto ao Centro de Saúde da Lousã.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal lousanense indicou ter-se tratado de reforçar a capacidade de resposta à triagem de doentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Se o Hospital Compaixão abrisse, “as pessoas residentes em concelhos do Interior poderiam ter acesso a atendimento permanente e deixariam de ter de ir para a Urgência em Coimbra, onde correm grandes risco de contágio”, alega a Fundação – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional.

“Receamos que as politiquices e os negócios instalados impeçam o Governo e a ARS/Centro de agir de forma racional”, declarou o presidente da Fundação, Jaime Ramos (médico).

PUBLICIDADE

Neste contexto, Jaime Ramos apelou aos líderes dos municípios da Lousã e de Miranda do Corvo (ambos autarcas do PS) para “conversarem, exigirem racionalidade à Administração Regional de Saúde do Centro e defenderem, em conjunto, os interesses das pessoas”.

Na semana passada, o Hospital Compaixão foi oferecido, pela instituição proprietária, ao Governo para reforço do combate ao novo coronavírus.

Apetrechada para funcionar, a infra-estrutura hospitalar permanece por abrir, há perto de um ano, devido à falta de um acordo de cooperação com a ARS/Centro.

O equipamento, a poucos minutos de Coimbra através da A-13, está dotado de 55 camas, possui quatro ventiladores, equipamento de tomografia computorizada (TAC), raio-X e ecografia, a par de bloco operatório (com duas salas de cirurgia) e área para serviço de urgência.

Para Jaime Ramos, “o esforço feito para inverter o esvaziamento característico da interioridade está a ser injustamente desprezado”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com