Restaurantes

Adeus aos pacotes individuais de molhos nos restaurantes?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 09-02-2026

Recentemente, várias publicações nas redes sociais alegaram que a União Europeia (UE) vai proibir completamente as embalagens monodose em restaurantes já a partir de 12 de agosto de 2026 — especialmente os tradicionais sobres de ketchup, maionese e condimentos. Mas será verdade?

Segundo a UE, o Regulamento sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) entrou em vigor em 11 de fevereiro de 2025 e começará a ser aplicado a partir de 12 de agosto de 2026.

No entanto, nesse primeiro momento não haverá uma proibição imediata de todos os sobres monodose nos restaurantes — o que acontecerá gradualmente. A partir de 1 de janeiro de 2030, o regulamento determina que os operadores económicos devem abster‑se de colocar no mercado embalagens monodose de plástico que contenham porções individuais de condimentos, molhos, açúcar, natas e temperos para consumo em sala.

PUBLICIDADE

Nem todos os formatos e situações estão abrangidos pela regra: As embalagens individuais continuam autorizadas para take‑away ou venda em supermercados; também há exceções para contextos médicos ou de higiene específicos, como hospitais, clínicas e lares onde estarem embalagens individuais seja necessário por razões de segurança alimentar ou saúde, dá conta o Polígrafo.

Esta alteração faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o consumo de plásticos descartáveis, diminuir resíduos de embalagem e promover opções reutilizáveis ou com menor impacto ambiental. Sim, existem regras da União Europeia que vão restringir embalagens monodose em restaurantes — mas a proibição total só começa em 2030, de forma gradual e com exceções, e não a partir de agosto de 2026 como foi amplamente divulgado nas redes sociais.