Em 2021, a candidatura do actual presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva (independente), ocorreu sob proposta de Nós, Cidadãos e foi patrocinada por uma coligação partidária. Em 2025, é através do Livre e do PAN que o PS desfruta da “mãozinha” dada à coligação “Avançar Coimbra” pelo movimento CpC.
Como a lei não permite a inclusão de movimentos independentes em coligações partidárias para disputa das eleições autárquicas, a participação de Cidadãos por Coimbra na lista a encabeçar por Ana Abrunhosa é feita através dos partidos parceiros do PS.
PUBLICIDADE
Depois da formalização de “Avançar Coimbra” junto do Tribunal Constitucional, o material promocional da coligação não pode aludir ao movimento CpC, explicou a Notícias de Coimbra o líder local do PS, Ricardo Lino.
A proposta de constituição de “Avançar Coimbra”, a cujo teor NDC teve acesso, estipula que a composição das listas “deve reflectir a presença das (…) forças políticas subscritoras”.
O elenco de potenciais membros da Câmara conimbricense mediante proposta do PS e dos seus aliados” incluirá pessoas com notoriedade e reconhecido mérito”, cabendo ao Livre o sexto lugar, a CpC o sétimo e ao PAN o oitavo.
Segundo Ricardo Lino, independentemente de poder haver lugar a análise casuística, a proposta para representação de CpC no executivo camarário terá o respaldo do Livre ou do PAN.
Quanto à lista de candidatos à Assembleia Municipal, ela irá incluir “pessoas (…) a indicar de igual forma pelo CpC, Livre e PAN, designadamente do sétimo ao nono lugares, intercalando com o PS do 13º. ao 23º.” dos membros efectivos do elenco.
De aordo com a lei, os partidos políticos e as coligações de partidos podem incluir nas suas listas candidatos independentes, desde que como tal declarados.
Cidadãos por Coimbra, coordenado, hoje em dia, por Jorge Gouveia Monteiro (antigo vereador do PCP), fez eleger para a vereação, em 2013, José Augusto Ferreira da Silva, tendo cabido ao movimento quatro assentos na Assembleia Municipal.
Há 12 anos, tal como em 2017 e em 2021, o movimento abrangia o Bloco de Esquerda, que patrocina, em 2025, a candidatura de José Manuel Pureza à principal cadeira da praça de 08 de Maio.
A lista de “Juntos Somos Coimbra” voltará a ser encabeçada por José Manuel Silva, sendo Maria Lencastre Portugal a cabeça de lista do Chega e cabendo a Francisco Queirós candidatar-se pela CDU (pela quinta vez consecutiva).
Carregue na fotogaleria para ver as fotos com os símbolos do movimento e dos partidos:





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.