Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Adérito Araújo abre as Tardes de Matemática no Exploratório em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-11-2022

Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, iniciativa da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, é o novo ciclo de conversas no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Adérito Araújo, professor no Departamento de Matemática e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, abre as Tardes de Matemática, sábado, 12 de novembro, às 15h00, no Exploratório, com entrada livre.

PUBLICIDADE

A decorrer no ano letivo 2022|2023, o novo ciclo terá sessões em cada mês ímpar, sempre no segundo sábado, às 15h00, com o objetivo de dar a conhecer a Matemática, a sua história e muitas das suas aplicações, a públicos de todas as idades, contribuindo para que a sociedade compreenda um pouco melhor a importância desta ciência.

O projeto teve início em 2019 através de uma iniciativa conjunta da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a que agora se dá continuidade, num novo ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, com o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

Na sessão que abre o ciclo de conversas, sábado, 12 de novembro, às 15h00, o convidado é Adérito Araújo, professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, que apresentará o tema Como a Matemática pode salvar a tua vida.

Adérito Araújo exerceu durante vários anos o cargo de vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e de diretor da revista Gazeta de Matemática. Foi presidente e mantém-se na direção do ECMI (European Consortium for Mathematics in Industry), um consórcio europeu de mais de uma centena de empresas e instituições académicas que visa promover e apoiar o uso da modelação, simulação e optimização matemáticas no tecido empresarial. Ao longo da sua carreira, tem procurado manter colaboração ativa com engenheiros, médicos, físicos e químicos em múltiplos projetos de cariz interdisciplinar. Os interesses científicos mais recentes do investigador incluem o desenvolvimento de modelos matemáticos e numéricos em aplicações biomédicas, em particular, no processamento de imagens médicas e na propagação da luz no olho humano.

Em paralelo, Adérito Araújo tem participado de forma constante na vida cultural e política da cidade. Depois de anos como coordenador geral do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), colabora agora com a Associação Cultural Tarrafo, onde é responsável pela conceção e encenação de vários espetáculos e eventos culturais. É um dos fundadores do projeto de intervenção cívica e política, Farpas Pombalinas, uma plataforma na internet que se tem afirmado, desde 2008, como um espaço de aprofundamento da cidadania de importância crescente no concelho de Pombal, de onde Adérito Araújo é natural.

O ciclo prossegue em janeiro, março, maio e julho de 2023, com a participação de Fernando Figueiredo, Márcio Nascimento, Nuno Bastos, Nuno Conceição, Rui Pascoal e Fátima Leite.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com