Coimbra

Adega Cooperativa de Cantanhede espera excelentes vinhos brancos em 2013

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 26-10-2013

A Adega Cooperativa de Cantanhede espera excelentes vinhos brancos e bons tintos este ano, apesar de a vindima ter sido afetada pela chuva, o que obrigou a alguns dias de interrupção, disse o presidente da direção.

PUBLICIDADE

“Apesar do verão bastante seco, em que faltou humidade nas videiras, e da chuva no início da vindima, esperamos excelentes brancos e bons tintos”, disse à agência Lusa Vítor Damião.

As uvas brancas foram todas colhidas antes das primeiras chuvas, o que resultou numa quantidade “ligeiramente superior” à do ano passado em mais umas centenas de quilos, num total de “pouco mais de um milhão de quilos” entregues à adega, indicou.

PUBLICIDADE

“São uvas de excelente qualidade, não há razões para não virem a dar um excelente branco”, frisou Vítor Damião.

Já na uva tinta, a vindima também começou sem chuva, mas depois começou a chover e os trabalhos foram interrompidos, no início de outubro, ao longo de quatro dias.

PUBLICIDADE

publicidade

“Choveu muito, a cepa absorveu muita água e o grau estava a baixar demasiado. Os terrenos aqui são barrentos, também sofreram com a chuva e as pessoas ficavam atoladas, pelo que a decisão de parar foi a mais correta”, sustentou.

A decisão de interromper a vindima foi comunicada aos produtores – muitos de pequenas aldeias do concelho – desde meios tradicionais como mensagens escritas (sms) ou correio eletrónico, até avisos feitos pelos padres nas missas.

Na altura da interrupção, o sol apareceu, os terrenos secaram e as plantas perderam alguma da humidade em excesso então acumulada.

“Tirando uma carrada ou duas, a uva estava toda sadia. Penso que pode resultar num vinho de boa qualidade”, argumentou Vítor Damião.

Cerca de 700 produtores, sensivelmente metade dos 1.500 associados efetivos da adega Cooperativa de Cantanhede, acabaram por entregar perto de 5,5 milhões de quilos de uva tinta, ainda assim menos sete por cento do que em 2012.

“Muitos já não produzem, mas mantêm-se associados pelos descontos especiais que têm na nossa loja de vinhos”, declarou o dirigente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE