Crimes

Adamastor em alto mar com 300 fardos de cocaína

Notícias de Coimbra | 59 segundos atrás em 25-01-2026

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, realizou nos últimos dias, conjuntamente com a Marinha e a Força Aérea, uma operação de combate ao tráfico de droga transcontinental por via marítima, no decurso da qual foi possível localizar e intercetar, em alto mar, uma embarcação do tipo semi-submersível, utilizada no transporte de várias toneladas de cocaína.

PUBLICIDADE

publicidade

No interior da embarcação, proveniente da América Latina, tripulada por quatro cidadãos estrangeiros, eram transportados 300 fardos de cocaína.

A interceção do semi-submersível ocorreu em alto mar, a cerca de 230 milhas náuticas dos Açores, em condições de extrema dificuldade e perigosidade, derivado da atual adversidade das condições meteorológicas.

Esta operação, que contou com o apoio do Departamento de Investigação Criminal dos Açores da PJ, foi iniciada recentemente na sequência da estreita colaboração e articulação da Polícia Judiciária com autoridades dos Estados Unidos da América – DEA (Drug Enforcement Administration) e JIATF-S (Joint Interagency Task Force South), bem como do Reino Unido – NCA (National Crime Agency), no quadro do MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics).

A investigação prossegue a cargo da PJ, em articulação com autoridades parceiras de outros países, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP da Comarca dos Açores.

NOTA: No dia de hoje, às 16H00, nas instalações da Polícia Judiciária em Lisboa, responsáveis da PJ, da Marinha e da Força Aérea prestarão esclarecimentos complementares sobre esta operação em conferência de imprensa.