Região

“Acordei com o estrondo”: Moradora descreve queda de grua na Figueira da Foz

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 02-02-2026

Uma grua instalada na rua Académico Zagalo caiu na madrugada desta segunda-feira, 2 de fevereiro, e atravessou várias ruas e atingiu diversos edifícios na zona, o que causou uma destruição significativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo relatos, seis casas estão com danos.

Na rua Bernardo Lopes, local onde a grua “terminou” a queda, testemunhas descrevem a cena como “um grande aparato” de destruição, que deixou vários moradores desalojados.

Isabel Brites, que mora nas proximidades, acordou por volta das 3:00 com o barulho. “Acordei com o estrondo, não me apercebi do que tinha acontecido, parecia-me uma rajada de vento muito intensa, mas foi momentâneo”, contou. Inicialmente, Isabel pensou que o barulho fosse causado pela tempestade que tinha atingido a região, semelhante ao fenómeno Leslie, em 2018.

Foi apenas por volta das 7:00, ao abrir as janelas da sua casa, que Isabel percebeu a dimensão do acidente. “Vejo a grua caída para este lado, atravessando prédios”, afirmou.

De acordo com a proteção civil, os bombeiros já se encontravam no local e a rua foi fechada para segurança. Entre os desalojados estão dois irmãos, uma mãe e o filho, e um casal que residia em edifícios vizinhos.

Embora a destruição tenha sido considerável, não há relatos de ferimentos graves.