Portugal

Acontecimentos que assinalaram o mês de maio de 2022

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 16-12-2022
FC Porto sagra-se campeão nacional, João Rendeiro é encontrado enforcado numa cela em Joanesburgo, Luís Montenegro é eleito líder do PSD, Lula da Silva apresenta a sua candidatura à presidência do Brasil, estes são alguns dos acontecimentos que marcaram o mês de abril de 2022. Veja o que aconteceu mais no país e no mundo.

1. O Museu Coleção Berardo fecha este ano um capítulo na sua história, com o Governo a anunciar a integração da coleção de arte num futuro museu de arte contemporânea no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

PUBLICIDADE

2. O FC Porto sagra-se campeão português de futebol, pela 30.ª vez, ao vencer em casa do Benfica por 1-0, em jogo da penúltima jornada da I Liga, em 07 de maio.

3. O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva apresenta, no dia 07, a sua candidatura às eleições presidenciais no Brasil. Todas as sondagens colocam Lula como favorito, à frente do Presidente, Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

4. No dia 11, o Ministério Público arquiva o processo contra o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o seu chefe de segurança, Nuno Dias, ao não deduzir acusação pelo atropelamento mortal, em 2021, de um trabalhador na A6, perto de Évora. Mantém-se a acusação contra o antigo motorista Marco Pontes, acusado de homicídio por negligência.

5. A Câmara de Lisboa aprova uma proposta do Livre que determina a redução em 10 km/h da velocidade máxima de circulação permitida atualmente e a eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

PUBLICIDADE

publicidade

6. Astrónomos, incluindo o português Hugo Messias, conseguem fazer, em 13 de maio, a primeira imagem do buraco negro supermaciço no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A* (Sgr A*), que no céu tem tamanho comparável a um ‘Donut’ na Lua.

7. No mesmo dia, o antigo presidente do BPP João Rendeiro é encontrado enforcado na cadeia onde estava detido, na África do Sul, a aguardar uma decisão sobre o processo de extradição para Portugal.

8. O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolve, no dia 16, o parlamento da Guiné-Bissau e marca eleições legislativas para 18 de dezembro.

9. Os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregam os pedidos de adesão dos dois países à organização, no dia 18. O secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classifica o pedido um momento “histórico”.

10. Cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo recebem ordem de expulsão da Rússia, na sequência do que tem acontecido com outros países europeus durante a semana. Anúncio é feito no dia 19 e o Governo português repudia a decisão.

11. Em 21 de maio, o primeiro-ministro, António Costa, faz uma visita à Ucrânia. Logo à chegada a Kiev, disse estar na Ucrânia para transmitir um sinal de apoio na luta deste país pelos seus direitos à soberania, integridade territorial e pela conquista da paz.

12. A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquista a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, em 22 de maio.

13. O ex-líder parlamentar Luís Montenegro é eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos. Derrotou, nas eleições diretas de 28 de maio, Jorge Moreira de Silva, que alcança apenas 27%.

14. O campeão FC Porto conquista, no dia 22, a Taça de Portugal de futebol, 18.ª do seu historial, depois de vencer na final o Tondela, por 3-1, e consegue a sua nona ‘dobradinha’.

15. Portugal ultrapassa, em maio, os quatro milhões de casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de um milhão de pessoas morreram devido à covid-19 nos Estados Unidos, país que ocupa o primeiro lugar em relação aos óbitos causados pela doença.

16. Já em 30 de maio, os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) chegam a acordo para um embargo ao petróleo russo. Estão em causa dois terços das importações europeias à Rússia.

17. Portugal é o primeiro país a sequenciar o genoma do vírus Monkeypox, parente do vírus que causa a varíola e na origem de um recente surto que afeta vários países onde a infeção não é endémica.

 

Algumas frases que marcaram o mês de maio:

1. “Ele [Zelensky] aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. (…) Esse cara é tão responsável [pela guerra da Ucrânia] como Putin.”

Lula da Silva, ex-presidente do Brasil

Time, 04-05-2022

 

2.“Não é por acaso que a guerra voltou na Europa no momento em que a geração que a viveu no século passado está a desaparecer.”

Papa Francisco

10-05-2022

 

3.“É sabido e claro para nós que existiu ocultação em várias situações por membros da Igreja Católica Portuguesa. O que pedimos neste momento e em todo o trabalho futuro é que não se faça de novo ocultação da ocultação.”

Pedro Strecht, coordenador da comissão independente criada para investigar os abusos sexuais de crianças

10-05-2022

 

4.“Ninguém precisa da Ucrânia. A Ucrânia é material descartável na guerra híbrida total contra a Federação Russa.”

Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo

17-05-2022

 

5.”Acabei de chegar a Kiev, respondendo ao convite feito pelo meu homólogo ucraniano. É com emoção e respeito que aqui venho, em sinal de solidariedade para com este País e este Povo, perante a bárbara agressão russa. Portugal apoia a Ucrânia.”

António Costa, primeiro-ministro

Twitter, 21-05-2022

 

6.“Não é preciso a justiça portuguesa dizer o que quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor ativo e alguém que devia estar banido do dirigismo há décadas.”

Frederico Varandas, presidente do Sporting

29-05-2022

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE