Primeira Página

Acontece só uma vez por ano e está prestes a iluminar o céu

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 01-05-2025

Na noite de segunda-feira, 5 de maio, e na madrugada de terça-feira, 6, poderá ser observado o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um fenómeno celeste que promete iluminar o céu — caso as condições meteorológicas e a luz da Lua o permitam.

As Eta Aquáridas são uma chuva de estrelas cadentes que parecem ter origem na constelação de Aquário. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, “os traços das suas estrelas cadentes parecem sair de um ponto da constelação de Aquário”, o que dá nome ao fenómeno.

Este espetáculo celeste resulta da passagem da Terra por detritos deixados pelo cometa Halley, sendo conhecido pela rapidez dos meteoros: viajam a velocidades que podem atingir os 66 quilómetros por segundo, avança o Meteored.

PUBLICIDADE

De acordo com o portal Starwalk.space, nas noites de 5 e 6 de maio são esperados, em média, 50 meteoros por hora nas regiões situadas a sul do equador. Já a partir do hemisfério norte — onde se encontra Portugal — poderão ser visíveis entre 10 a 30 meteoros por hora, especialmente em zonas de céu escuro e limpo, longe da poluição luminosa das cidades.

Para quem quiser observar o fenómeno, recomenda-se procurar locais com boa visibilidade do céu e afastados de luzes artificiais, idealmente entre as 2:00 e as 4:00.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE