Um camião da empresa Transportes Pascoal sofreu um acidente esta manhã, 27 de outubro, pouco antes das 6:30, no IC2, em Coimbra, e fez com que caísse 20 toneladas de carga destinada à indústria aeronáutica.
O gerente da empresa, Nuno Pascoal, explicou o que se passou: “Foi uma falha mecânica. O camião ia a circular na estrada normalmente e o reboque desengatou-se. Estava no início do curso da viagem.”
O veículo transportava alumínio para produção de componentes de aviões, com destino às instalações do aeroporto de Évora. “Esta carga não está acondicionada em paletes, portanto é uma carga de alumínio para fazer componentes para aviões”, acrescentou.
PUBLICIDADE
Segundo o gerente, o motorista, com quase 20 anos de experiência, não sofreu ferimentos. “O estrondo e o impacto foram fortes. O reboque caiu ao chão e a carga espalhou-se pela via, mas o condutor está bem.”
O acidente obrigou à intervenção das equipas para recolher a carga e garantir a segurança na via. “Penso que mais uma hora e meia de trabalho será necessário”, referiu. “Agora vai haver uma peritagem da parte do cliente. É muito cedo para saber se é perda total, mas a carga ainda vai para Setúbal para a alfândega e depois vê-se se pode ser descarregada ou devolvida”, explicou.
O material, proveniente da Alemanha, estava a ser transportado para a base da Transportes Pascoal antes de seguir para o aeroporto de Évora, onde seria transformado. “Existem protocolos entre o cliente e o transportador que obedecem a critérios muito sensíveis”, concluiu o gerente.
Apesar do acidente, a situação está sob controlo, e as autoridades permanecem no local a coordenar a limpeza e o trânsito.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE