Coimbra

Acidente com matérias perigosas em simulacro no iParque

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-03-2023

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), juntamente com os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, realizou hoje, dia 01 de março, um exercício operacional de simulação de um acidente com matérias perigosas, designado “Hazmat 2023”. No iParque, em Antanhol, e no âmbito do programa do Dia Internacional da Proteção Civil, com a presença do vereador Carlos Matias Lopes, com a tutela da Proteção Civil, foi simulado um acidente de viação entre uma viatura ligeira de passageiros e um camião de matérias perigosas, de forma a testar o estado de prontidão e os procedimentos das forças de proteção e socorro.

PUBLICIDADE

Com o objetivo de exercitar a estrutura operacional dos bombeiros de Coimbra e a ativação dos meios e ações decorrentes de um acidente com matérias perigosas, e inserido no programa que o Município de Coimbra promoveu para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, foi hoje, dia 01 de março, levado a cabo um exercício operacional e tático de simulação de um acidente de viação entre uma viatura ligeira de passageiros e um camião-cisterna, que transporta 20 mil litros de acido sulfúrico, do qual resultou duas vítimas, encarceradas, bem como um pequeno derrame. Nesta operação, estiveram envolvidos 7 meios e 25 operacionais.

Este exercício teve, como objetivos gerais, testar as comunicações e a articulação com as várias equipas e entidades e avaliar os procedimentos dos bombeiros perante uma situação de acidente rodoviário, envolvendo viaturas pesadas de substâncias perigosas e, como objetivos específicos, avaliar os procedimentos dos bombeiros perante a situação, testar os tempos de resposta, detetar e corrigir eventuais erros ou omissões dos intervenientes no teatro de operações, avaliar a capacidade de atuação de todos os operacionais, permitindo desta forma definir um plano de ação para correção das falhas identificadas e testar os sistemas de comunicação. 

PUBLICIDADE

Também marcou presença Raquel Ferreira, responsável de segurança da empresa Transportes Repolho que cedeu o veículo pesado de matérias perigosas para o simulacro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A CBS, historicamente, é responsável por assegurar a intervenção em ocorrências deste género nos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco, sendo um dos cinco corpos de bombeiros do país apetrechado de um Veículo de Proteção Multirriscos Especial, composto por equipas dotadas dos conhecimentos necessários, níveis de formação e treino adequados para uma intervenção eficaz e eficiente nesta área.

Em complemento à formação interna importa com alguma de periodicidade realizar ações de treino simulado, o mais aproximado da situação real, de modo a comprovar o nível de preparação e eficiência dos procedimentos e a capacidade de intervenção nos diversos cenários e situações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE