Primeira Página
Acessibilidade ao Ensino Superior é uma das principais prioridades do novo Presidente da AAC
José Machado tomou posse esta quinta-feira, 18 de dezembro, como novo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), prometendo um mandato focado na defesa dos direitos dos estudantes e na transformação da associação em uma entidade mais inclusiva e ativa.
No discurso de tomada de posse, o novo presidente afirmou que a AAC continuará a ser uma “voz forte, crítica e construtiva”, capaz de enfrentar os desafios do ensino superior.
“A AAC sempre foi, e continuará a ser, uma instituição feita por e para os estudantes. O nosso trabalho será pautado pela unidade, compromisso e solidariedade. Não podemos aceitar que as dificuldades económicas sejam um obstáculo ao direito à educação”, sublinhou o novo presidente.
José Machado está comprometido a lutar contra o aumento das propinas, considerando-as um fator de exclusão para muitos estudantes. A acessibilidade ao ensino superior, segundo ele, é uma das suas principais prioridades, juntamente com a melhoria das condições de alojamento e a ampliação das bolsas de estudo.
Reconhecendo a importância da solidariedade, o presidente da AAC reafirmou o compromisso de continuar a apoiar os estudantes mais carenciados e de aumentar a oferta de apoio social.






Em entrevista ao Notícias de Coimbra, José Machado abordou também os desafios que o seu mandato enfrentará. Destacou a questão do abandono escolar precoce e do insucesso académico, problemas que considera estarem relacionados com as insuficiências no modelo da ação social.
“O abandono escolar é uma preocupação crescente, e a ação social não tem dado resposta adequada. A saúde mental dos estudantes também será uma prioridade da nossa gestão”, afirmou, sublinhando o impacto que estas questões têm na vida académica dos estudantes.
Sobre a colaboração com a Universidade de Coimbra, José Machado afirmou que a relação entre a AAC e a Reitoria deve ser de estreita cooperação.
“Não existe Coimbra sem a Associação Académica, e não existe Universidade de Coimbra sem a Associação Académica. A nossa relação será de cooperação mútua, focada em potenciar o estudante, que é o centro da atuação tanto da AAC quanto da universidade”, concluiu.
A tomada de posse dos novos órgãos da Associação Académica de Coimbra aconteceu hoje, 18 de dezembro.
A cerimónia começou com o discurso de Diogo Rocha, Presidente cessante da mesa da Assembleia Magna da AAC.
Seguiu-se Francisco Flor, que tomou posse como novo Presidente da mesa da Assembleia Magna da AAC
Depois discursou Carlos Magalhães, Presidente cessante da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra
Seguiu-se o discurso do novo presidente da Direção Geral da AAC, José Machado, e por fim discursou Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra.
PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.