Universidade

Académica Start UC distingue três Embaixadoras do Ano

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-07-2022

Ana Rita Roriz (estudante de Medicina), Marta Santos (estudante de Engenharia Informática) e Daniela Neto (estudante do Doutoramento em Sociologia) foram distinguidas como as Embaixadoras do Ano da 6.ª edição do Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes para a inovação e empreendedorismo, criado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades.

PUBLICIDADE

As três alunas foram premiadas na sexta-feira, 8, no jantar de gala que concluiu uma edição do Académica Start UC marcada por iniciativas disruptivas de consciencialização online e offline para a igualdade de género, sensibilização na rua para doenças potencialmente fatais, feiras de emprego com foco no futuro, entre muitas outras ações.

Num ano de regresso às atividades presenciais, a 6.ª edição do Académica Start UC contou com 4937 participantes nas 48 iniciativas realizadas, com o apoio de 112 parceiros complementares.

PUBLICIDADE

A Académica Start UC é “hoje uma escola de líderes e é muito importante passar esta mensagem de liderança”, afirmou o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, na cerimónia, acrescentando que “é muito importante ser empreendedor” e que isso é algo que não tem só a ver com criar empresas.

A gala contou também com as intervenções do Presidente da Direção-Geral da AAC, João Pedro Caseiro, da Diretora do Santander Universidades, Cristina Dias Neves e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga.

PUBLICIDADE

publicidade

João Pedro Caseiro reforçou a importância do trabalho em equipa entre embaixadores e núcleos acrescentando que “este tipo de iniciativas é de louvar”, sendo “importantes em prol do desenvolvimento da AAC, da UC e da sociedade” como um todo.

“O Santander Universidades é parceiro da Universidade de Coimbra em vários projetos e o apoio ao empreendedorismo é uma das linhas mais fortes da nossa colaboração, com destaque para iniciativas como a Académica Start UC da qual nos orgulhamos de fazer parte desde o primeiro ano”, referiu Cristina Dias Neves.

A gala de encerramento desta edição contou também com a presença do keynote speaker João Diogo Ramos, CEO da Load ZX Spectrum.

Criado pela Universidade de Coimbra e pela AAC com o apoio do Santander e, atualmente, também da Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, este projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo conta anualmente com cerca de 30 estudantes de diferentes áreas de saber responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares através da realização de iniciativas locais para a inovação e empreendedorismo. Desde o seu início, no ano letivo 2016/17, o Académica Start UC envolveu 168 embaixadores, mais de 47000 participantes, acima de 580 parceiros complementares e cerca de 240 iniciativas realizadas.

As estudantes distinguidas como Embaixadoras do ano recebem como prémio uma formação internacional, na área da Inovação e Empreendedorismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE