Académica olha para o futuro sem esquecer o passado

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-11-2017

O vetusto auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) acolheu o bem organizado congresso da Académica promovido pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF).

PUBLICIDADE

IMG_7692

O evento que marcou a vida academista no 4 de novembro está inserido nas comemorações dos 130 anos da AAC.

PUBLICIDADE

O debate sobre o futuro da Briosa, sobretudo do futebol, contou com um painel de oradores de qualidade que abordou o tema da formação e da sustentabilidade do clube.

O primeiro painel, sobre a formação, foi  moderado pelo comentador desportivo da RTP, Nuno Dias, e contou com nomes como o ex-capitão da Briosa e atual treinador dos guarda-redes dos escalões de formação da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Roma, do novo responsável pelos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica, Pedro Mil Homens, e da atual treinadora do Einstracht Frankfurt, Helena Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o painel da sustentabilidade social, desportiva e financeira do clube foi sconduzido pelo jornalista da RTP, Paulo Sérgio, e teve como oradores o ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, o coordenador do Centro Internacional para a Segurança no Desporto da Europa, Emanuel Medeiros, o advogado especialista em sociedades desportivas, Ricardo Costa, e Tiago Madureira, um dos responsáveis pelo trabalho desenvolvido pela SAD do Sporting Clube Braga na aproximação do clube à cidade.

No final do bom almoço volante na Cantina das Químicas, foram cantados os parabéns à Associação Académica de Coimbra.

IMG_7914

Depois do repasto, Gonçalo Cabral fez uma excelente apresentação da nova plataforma digital sobre a história da Académica, que tem por base o livro “Académica – História do Futebol”, de João Santana e João Mesquita.

IMG_8002

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, onde cantam ilustres associados da Briosa, encantou o auditório da ancestral FDUC.

Neste Congresso ficamos a saber que o cidadão João Gabriel Silva (Reitor da Universidade de Coimbra) ainda não era sócio da Académica, mas a questão ficou resolvida durante o evento.

João Vasco Ribeiro (Presidente da Assembleia Geral da Académica) e Pedro Roxo (Presidente da Direcção da AAC/OAF) ofereceram o kit de sócio ao pombalense que reside em Coimbra desde os tempos de estudante de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

IMG_8040

Neste dia 4 de novembro de 2017 a Académica é integrada no Club of Pioneers, um movimento iniciado pelo Sheffield FC, clube mais antigo do Mundo, e que junta os emblemas pioneiros no futebol nos respectivos países.

A Briosa é a 18ª equipa a juntar-se ao Club Of Pioneers. Pedro Dias Roxo, Presidente da Direcção da Académica, e Bill Towning, representante do Sheffield FC, assinaram o protocolo.

IMG_8015

A desejada cerimónia de entrega de emblemas aos sócios com mais de 25 anos e 50 anos de casa, que  receberam respetivamente um emblema de prata e de ouro pelos seus anos de associativismo, foi um dos pontos altos destes congresso da Académica.

João Nuno Calvão da Silva, José Luís Gonçalves, Serpa Oliva, Manuel Queiró, Mário Campos, Mário Rui Oliveira, João Francisco Campos, Maria João Campos, Miguel Fonseca, José Castro, João Campos, António Arnaut (representado por um neto), Dário Cruz (a titulo póstumo, representado pela filha Paula Cruz), Salvador Arnaut, João Vasco Ribeiro ou Serra Constantino foram alguns dos ilustres academistas que levaram para casa o emblema que para muitos representa mais do que quase tudo.

Os também benfiquistas Nuno Gaioso Ribeiro e Manuel Alegre não vieram receber os seus símbolos da “longa” vida de  associados. O primeiro foi representado pelo irmão João. Campos Coroa declamou um poema que terá sido enviado pelo segundo, que apesar de ter um número de sócio recente (12100), foi contemplado, sabe-se lá como e porquê, com o emblema de Ouro.

Regista-se que cerca de metade dos sócios que tinham direito a receber os emblemas não manifestaram interesse em participar na iniciativa.

00 (3)

A briosa organização, os funcionários e colaboradores da Académica e o staff de Dina Maia Eventos estão de parabéns.

O seu esforço e dedicação foram fundamentais para o êxito deste evento apresentado de forma irrepreensível pelo jornalista Tiago Almeida.

00000

Resumindo o dia, o objetivo do 2º Congresso da Académica rcordou a história do clube, o espírito academista, as vivências dos seus associados, e promoveu o debate conjunto sobre o futuro da Briosa, através da partilha de conhecimentos e boas práticas, de experiências e ideias entre profissionais do setor e os mais de 200 sócios da Académica que tiraram uns minutos ou o dia para estarem presentes no evento que se devia realizar todos os anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE