Coimbra

Academia quer acabar com “muros intergeracionais” no Fado de Coimbra

António Alves | 11 meses atrás em 12-05-2023

A recém-criada Academia do Fado, da Canção e da Guitarra de Coimbra promove este sábado a sua 1.ª tertúlia. Ao longo de todo o dia, estão previstas diversas iniciativas que reunirão as figuras maiores de todas as gerações do fado e da canção de Coimbra desde os anos 50 até à atualidade.

PUBLICIDADE

A academia, liderada por António Ribeiro, congrega no seu seio todas as entidades e organismos ligados à criação, promoção e desenvolvimento do fado, da canção e da guitarra de Coimbra, nomeadamente, a Secção de Fado da AAC, o Orfeon Académico de Coimbra, o Coro Misto e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, para além de individualidades de reconhecido valor no seio deste género musical.

O programa promete um “verdadeiro e fraterno abraço de gerações” e arranca na câmara de Coimbra, segue depois para a AAC e Secção de Fado, onde será descerrada uma placa, passa pela Casa da Infância Doutor Elysio de Moura e termina com a realização de um jantar-tertúlia na República da Saudade, com a presença de grupos de várias gerações, nomeadamente da Secção de Fado, Raízes de Coimbra, Sons de Coimbra e elementos dos Grupos Capas Negras, Toada Coimbrã, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Está ainda prevista uma apresentação de cumprimentos na Reitoria da Universidade de Coimbra, onde será feita uma breve apresentação dos objectivos da academia e terá lugar um breve momento musical que será protagonizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra e por grupos de fados de várias gerações.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente da academia referiu que o objetivo passa por “tornar o Fado de Coimbra maior ou mais conhecido e atingir maior notoriedade”. “Queremos desconstruir os muros intergeracionais existentes na música tradicional conimbricense”, frisou.

PUBLICIDADE

 

Programa

10h30 – Animação da Baixa da cidade com a atuação da Estudantina Universitária de Coimbra

11h30 às 12h00 – apresentação de cumprimentos ao presidente da câmara e à sua equipa; breve alocução sobre os objectivos da academia; momento musical com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (Câmara Municipal de Coimbra)

16h00 – apresentação de cumprimentos à AAC, na pessoa do presidente e descerramento de placa alusiva à criação da Academia na Secção de Fado da AAC (Associação Académica de Coimbra)

17h30 – apresentação de cumprimentos e dos objectivos da Academia ao Magnífico Reitor da UC e à sua equipa Reitoral;  apresentação da Academia do Fado de Coimbra à comunicação social e momento musical com o Coro Misto da Universidade de Coimbra e Grupo de Fados (Sala do Senado da Universidade de Coimbra)

19h00 – Serenata na Casa da Infância Doutor Elysio de Moura

20h00 – Jantar-tertúlia na República da Saudade com o Grupo de Fados da Secção de Fado + “open mic” para Grupos de Fados de todas as gerações que fazem parte da casa comum do Fado, da Canção de Coimbra e da Guitarra de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE